Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ revela variação de até 127% nos preços de ovos de Páscoa e caixas de bombom no RJ

31.03.2024 - 00:01
31_03_OK_1711854102.9119.jpeg

Uma pesquisa do Procon-RJ, entre os dias 7 e 21 deste mês de março, revelou uma significativa disparidade nos preços de ovos de Páscoa e caixas de bombom em diferentes estabelecimentos comerciais do estado do Rio de Janeiro. A maior variação encontrada chegou a surpreendentes 127% - no e-commerce – em produtos de mesma gramatura e marca. Com isso, a autarquia ressalta a importância de os consumidores estarem atentos na hora das compras para garantir o melhor custo-benefício.Foram avaliados diversos estabelecimentos distribuídos em regiões como as zonas Norte, Sul e Oeste da capital fluminense, além da Baixada Fluminense, Niterói, Norte Fluminense (Campos e Macaé), região dos lagos e plataformas de e-commerce.

De acordo com a média geral encontrada nas regiões, a que apresenta os menores valores é a Norte Fluminense, com preços médios de R$ 45,36. Os custos mais elevados estão na Zona Oeste do Rio, com uma média geral de R$ 50,27.

Os resultados obtidos revelam uma considerável variação nos preços dos produtos típicos desta época do ano. Em alguns casos, a diferença de valores pode impactar significativamente no bolso do consumidor, ressaltando a importância de pesquisar e comparar preços antes de efetuar a compra.

-Observamos uma grande discrepância nos preços dos ovos de Páscoa e caixas de bombom, o que demonstra a necessidade de os consumidores estarem atentos e realizarem uma pesquisa prévia para garantir a melhor oferta- destaca o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Ainda conforme Coelho, a pesquisa evidencia que, mesmo em um contexto de celebração e troca de presentes como a Páscoa, é fundamental que os consumidores não se descuidem de seus direitos e estejam cientes das variações de preços no mercado.

-O Procon-RJ reitera a importância da transparência e da ética por parte dos estabelecimentos comerciais na prática de preços justos, respeitando os direitos do consumidor e contribuindo para um ambiente de consumo mais equilibrado – reforça o presidente da autarquia.

Para outras informações e dicas sobre direitos do consumidor, acesse o site oficial do Procon-RJ:http://www.procon.rj.gov.br

Link da Pesquisa ProconRJ Páscoa 2024:https://docs.google.com/file/d/1thDUYlG5HGjIn6tw02mJSG-ERQxx41nJ/edit?filetype=msexcel&pli=1
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil