Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Dia das Crianças: Procon-RJ faz pesquisa em preços de brinquedos e encontra variação de mais de 250%

05.10.2023 - 02:23
brinquedos_ok_1696483371.7511.jpeg

Um levantamento de preços de 100 brinquedos feito pelo Procon Estadual do Rio de Janeiro em 13 lojas virtuais, com foco no Dia das Crianças, constatou uma variação de até 251% nos valores dos presentes.

A pesquisa foi realizada, entre os dias 25 de setembro e 02 de outubro, em diferentes sites direcionados às crianças que vêm sendo fiscalizados pela autarquia. Três deles foram notificados por apresentarem irregularidades na informação do preço que, conforme o Procon-RJ, podem induzir o consumidor ao erro.

De acordo com o levantamento do Procon-RJ, as flutuações mais significativas nos valores dos brinquedos foram de 251% em um jogo e 235% em um quebra cabeça. Já a menor variação ficou a cargo de um lançador com acessórios, que variou 12% em lojas diferentes.

Segundo o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, neste Dia das Crianças, o faturamento deverá aumentar 8% em relação ao ano passado.- O objetivo foi de ajudar e demonstrar ao consumidor que, se ele pesquisar o mesmo produto em locais diferentes, pode encontrar muita diferença de valor e economizar expressivamente. Também manteremos a vigilância no e-commerce. Durante a semana do Dia das Crianças, faremos fiscalizações em lojas que comercializam produtos para este público. Queremos garantir a segurança dos consumidores e orientar os fornecedores quanto às boas práticas consumeristas – explica Coelho.

Ainda conforme Coelho, os sites notificados após a fiscalização terão 48 horas para realizarem adequação.O levantamento feito em lojas que tinham mais de um fornecedor do produto pesquisado, teve considerado o menor valor.

A pesquisa poderá ser acessada através do link: https://bit.ly/Pesquisa-Dia-das-Crianças-2023-ProconRJ. Os preços informados foram apurados dentro do período indicado e podem variar conforme a data.

Orientações para as compras

Considerando que o Dia das Crianças movimentará o comércio, tanto no e-commerce como em lojas físicas, o Procon RJ elaborou algumas dicas importantes aos consumidores.

1- Pesquisar é muito importante. Produtos idênticos podem apresentar grandes variações em lojas diferentes.

2- Se for efetuar compra de forma virtual, fique atento ao prazo de entrega e às especificações do produto.

3- Fique atento à classificação etária do brinquedo. Ela deverá ser adequada à idade da criança.

4- Verifique se há o selo do INMETRO no brinquedo adquirido. Isso garantirá que este produto passou por testes que o liberaram para comercialização.

5- Observe o rótulo e certifique-se de que não haja agentes que possam causar intoxicações ou alergias à criança.

6- Não digite dados pessoais e não envie fotos através de links, aplicativos de mensagens, e-mails ou sites desconhecidos.

7- Busque a reputação do site que deseja realizar a compra, com outros consumidores e através de sites específicos para isso, como o consumidor.gov.br

8- Atente-se à política de troca de cada loja, pois ela não é obrigatória.

9- O direito de arrependimento é um direito do consumidor, e poderá ser exercido para aquelas compras realizadas pela Internet, telefone e até mesmo catálogos. Neste caso, o consumidor terá sete dias para desistir da compra, por qualquer motivo, e deverá ser restituído de todo valor pago, inclusive do frete.

10- Peça sempre a Nota Fiscal, não importa a modalidade da compra.

Essas e outras dicas poderão ser acompanhadas através do site oficial da autarquia: http://www.procon.rj.gov.br.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil