Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon RJ e Polícia Civil apreendem linha chilena na Zona Oeste do Rio

22.07.2023 - 11:46
procon_22_07_pipa__1690036872.501.jpeg

Agentes do Procon Estadual e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em apuração às denúncias, identificaram duas lojas que comercializavam linha chilena em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (21/07).

O material foi apreendido e os responsáveis pelos estabelecimentos levados à delegacia.A Lei Estadual 8478 de 2019 proíbe a comercialização, o porte e a posse de qualquer produto utilizado na prática de soltar pipas, que possua elemento cortante. Na fiscalização desta sexta-feira, os agentes encontraram cerca de 13 quilômetros de linha encerada com óxido de alumínio, conhecida como linha chilena.

Esse material tem grande potencial cortante, colocando em risco a saúde e segurança dos consumidores.- A linha chilena é um produto muito perigoso e, por isso, há necessidade de que as ações sejam intensificadas. A Polícia Civil solicita a população que envie denúncias pelos canais oficiais - ressalta o delegado da DPMA, Wellington Vieira.

Além das linhas, os fiscais também identificaram a comercialização de fogos de artifício de forma irregular.- Esse produto coloca em risco a saúde e a vida das pessoas, em algumas vezes é fatal e normalmente são colocados nas lojas em poucas quantidades para não chamar atenção.

É muito importante o consumidor denunciar essa prática pelo WhatsApp de denúncias do Procon pelo número 98104-5445. O anonimato é garantido. Assim, mais fiscalizações como essas serão realizadas - explica Cássio Coelho, presidente da Procon-RJ.

O consumidor que desejar fazer denúncias ou reclamações, poderá acessar os canais de atendimento no site oficial da autarquia:http://www.procon.rj.gov.br/
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil