Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ e Decon fiscalizam venda presencial dos ingressos do Show de Taylor Swift

20.06.2023 - 09:44
19_06_cambistas_procon_rj_1687265041.9875.jpeg

Em virtude de dezenas de denúncias dos fãs, o Procon-RJ iniciou hoje, fiscalização com apoio da Polícia Civil, através da Delegacia do Consumidor, da venda de ingressos presenciais.

O Procon recebeu denúncias de consumidores interessados em assistir ao show, alegando que revendedores não autorizados efetuaram a compra de uma grande quantidade de ingressos, impossibilitando a aquisição pelos demais fãs nas condições da plataforma oficial de vendas.

E ainda há relatos que esses ingressos estariam sendo revendidos em sites não oficiais por valores muito acima do praticado na divulgação do evento. Além disso, estamos recebendo denúncias de supostas práticas de venda casada em relação ao ingresso vip, descumprimento da lei da meia entrada e falta de informação adequada no momento da compra.

Com isso, a autarquia notificou a empresa com o intuito de esclarecer de que maneira se deu a organização das filas virtuais; se há limitação do número de ingressos comprados por pessoa e quais medidas adotadas a fim de impedir que os ingressos sejam revendidos com valor superior.

O Código de Defesa do Consumidor, garante o direito à um serviço seguro e eficiente, sendo vedada qualquer tipo de vantagem manifestamente excessiva, além de determinar que seja realizado o cumprimento da oferta, dentro do que foi divulgado.

A autarquia já foi procurada pela organizadora, que apresentou explicações e realizou alguns ajustes quanto às informações necessárias ao consumidor e estamos buscando entender e verificar quais as medidas tomadas para que os ingressos não sejam monopolizados e revendidos por preços exorbitantes por empresas que não têm autorização para isso.

Notificamos também a empresa Viagogo, citada em algumas denúncias, para saber se a plataforma possui autorização para revenda.O Procon está realizando uma operação de fiscalização no local de venda presencial juntamente com a Decon, para coibir a prática ilegal de cambismo.

Caso sejam identificadas violações ao direito do consumidor, a empresa infratora poderá ser multada eenquanto houver venda de ingressos, a fiscalização permanecerá.Nesta terça (20/06), teremos uma nova reunião com a organização para programação da grande venda do dia 22/06.Caso os consumidores não solucionem eventuais problemas diretamente com os organizadores, poderão entrar em contato com o Procon/RJ através dos canais de atendimento, que podem ser consultados no site www.procon.rj.gov.br.

É muito importante também que o consumidor efetue a compra somente através dos canais oficiais, pois já existem relatos que consumidores pagaram e não receberam os ingressos. Além disso, é importante verificar se o link do site está correto antes de efetuar o pagamento.- Gostaria de registrar que esses eventos são muito importantes para o nosso estado, movimenta a economia, geram muitos empregos. Mas o consumidor, acima de tudo, precisa ser respeitado para que o espetáculo seja completo. Aponta Cássio Coelho, Presidente do Procon-RJ
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil