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Anac reforça fiscalização

27.12.2012 - 16:09

Neste ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) intensificou a fiscalização em 12 aeroportos do país – foram seis em 2011. O objetivo é estar presente nos mais movimentados no período de alta temporada e também naqueles localizados nas cidades-sede da Copa das Confederações. Os 12 aeroportos cobertos pela Operação serão: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Para realizar o trabalho, serão envolvidos 290 servidores que trabalharão na fiscalização e na prestação de informações ao usuário nos períodos de 13 de dezembro a 14 de janeiro.

As equipes gerenciais, os diretores e os superintendentes da ANAC estarão de plantão durante todo o período. As companhias apresentaram à ANAC seus planos de contingência, onde constam ações que envolvem a operação e o atendimento aos passageiros. Entre as medidas contidas nos planos estão a reserva de aeronaves extras durante o período, a antecipação das manutenções programadas e o reforço nas equipes de atendimento ao passageiro e de check-in. As empresas se comprometeram ainda a não praticar overbooking no período.

As empresas também são obrigadas a manter atendimento presencial ao passageiro nos aeroportos nos quais movimentam mais de 500 mil passageiros ao ano, em cumprimento à Resolução nº 196/2011. Além disso, devem cumprir a norma que trata dos direitos dos passageiros (Resolução nº. 141/2010). Para registrar manifestações na ANAC, os passageiros contarão com atendimento presencial nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont e Congonhas, além de contar a central telefônica (0800-725-4445) que funciona 24h com atendimento em inglês e espanhol. A comunicação com a Agência pode ainda ser feita pela Internet, no endereço: www.anac.gov.br/faleanac.

Rede Infraero

Nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, 25,7 milhões de passageiros devem passar pelos 63 aeroportos da Rede Infraero. Esse número representa um aumento de 10,1% em relação ao último mês de 2011 e a janeiro de 2012, quando 23.425.757 usuários passaram pelos terminais atualmente administrados pela empresa. Para dezembro deste ano, é esperado um fluxo de 12,4 milhões de embarques e desembarques, número 9,9% maior que em dezembro de 2011, quando foram registrados 11,2 milhões de passageiros. Para janeiro de 2013, estão previstos 13,3 milhões de embarques e desembarques, aumento de 10,3% em relação a janeiro de 2012, quando 12,1 milhões de usuários passaram pelos terminais da Rede. Para que a movimentação de passageiros ocorra sem problemas, a Infraero acionará o plano utilizado em períodos de intenso movimento, e que vem proporcionando bons resultados nos últimos anos. O número de atrasos superiores a 30 minutos, por exemplo, caiu 31,1% em dezembro de 2011 (12.362 voos) em relação ao mesmo mês de 2010 (17.947). As ações contemplam, entre outros itens, o reforço nas equipes operacionais, de segurança e de limpeza, por meio de remanejamento na escala de trabalho dos funcionários. Os terminais também realizarão ações preventivas, como a manutenção de equipamentos (pontes de embarque, elevadores, esteiras etc).

Informações

Funcionários também estarão circulando pelos saguões para auxiliar os passageiros e os usuários no esclarecimento de dúvidas, identificados pelos coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar/May I Help You?”. O viajante também conta com as ferramentas da tecnologia para ficar bem informado, a exemplo do aplicativo Voos Online, disponível para dispositivos móveis nas plataformas iPhone, Java, Blackberry e Android, além da rede social Facebook, na página Infraero Brasil. O programa permite consultar a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros, além de acesso ao Guia do Passageiro, publicação que reúne as responsabilidades do setor aéreo, e informa como proceder em diversas situações, desde a compra da passagem até o desembarque.

Lanchonete popular

A lanchonete com preços controlados, mais conhecida como lanchonete popular, já está à disposição de passageiros e usuários nos aeroportos de Curitiba e de Londrina (PR). Estabelecimentos semelhantes também estão em processo de instalação nos terminais de Recife (PE) e de Natal (RN). A licitação da lanchonete popular está em andamento nos aeroportos de Congonhas (SP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Santos Dumont e Galeão (RJ) e Porto Alegre (RS).

De Olho na Mala

Outra ação realizada pela Infraero é o “De olho na mala”; 37 aeroportos contam com o projeto que, por meio de câmeras e monitores, permite ao passageiro acompanhar em tempo real a colocação das bagagens na esteira de devolução. A iniciativa funciona em Recife e Petrolina (PE), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Florianópolis, Navegantes e Joinville (SC), Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória (ES), João Pessoa e Campina Grande (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Aracaju (SE), Marabá e Santarém (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Campo Grande e Corumbá (MS), Porto Velho (RO), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), e Teresina (PI).

FONTE: ANAC
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