Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

PROCON-RJ na Ação Global no Complexo do Alemão

06.06.2012 - 17:55

No sábado (2), o PROCON-RJ participou de mais uma Ação Social realizada no Complexo do Alemão em homenagem ao jornalista Tim Lopes morto há 10 anos. A equipe coordenada pelo advogado Didier Lima, os estagiários Kelly Rodrigues de Almeida, Clébio Goulart e o auxiliar Sr. Francisco realizaram atendimento preliminar.

Uma pesquisa com a população presente no evento, na qual foram entrevistadas 80 pessoas, constatou-se que 44 pessoas já conheciam o PROCON-RJ e 34 tinham conhecimento dos seus direitos como consumidores. Entretanto, 46 não tinham conhecimento do Código de Defesa do Consumidor.

Na mesma pesquisa ficou constatado que 32 pessoas tiveram problemas relacionados ao consumo – em detrimento de 48 pessoas, que dizem nunca ter tido nenhuma celeuma desta natureza.

As empresas mais reclamadas foram:

TELEMAR 5

LIGHT 5

BAHIA 4

ITAÚ 3

VIVO 2

CLARO 2

OI 2

COMPETIÇÃO 2

PONTO FRIO 2

NOKIA 1

CASA E VIDEO 1

RICARDO ELETRO 1

EMBRATEL 1

UOL 1

BRADESCO 1

SAMSUNG 1

AMERICANAS.COM 1

As empresas que mais apresentaram problemas na entrevista supracitada foram Telemar e Light, com 5 demandas cada, sendo certo ainda que a área de maior ocorrências de reclamações foi a de aquisição de produtos de diversas naturezas, com o total de 13 queixas, seguido de “Telefonia”, somando 12 reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil