Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua barbearias e hamburguerias no Rio e em Niterói

15.05.2018 - 17:19
20180515_124200edt2_1526415443.9.jpg

O Procon Estadual realizou nova ação da Operação Shrek nesta terça-feira (15/05). Os fiscais vistoriaram 15 estabelecimentos entre barbearias e hamburguerias na Zona Sul do Rio e em Niterói. Fora da operação, foram vistoriados um restaurante na Ilha do Governador e um em Niterói. Outra equipe de fiscais também desinterditou dois supermercados que haviam solucionados problemas encontrados em fiscalização anterior.

Em Niterói, foram descartadas 11 garrafas de cervejas na Barber Beer by Roff (Rua Quinze de Novembro, 08 ). A barbearia também não exibia preços nos produtos expostos nem o cartaz informando sobre o Livro de Reclamações.

No Rio de Janeiro, o Club Men Salon (Rua Ministro Tavares Lira, 105 - Catete) armazenava 36 latas de energético vencidas. Estavam ausentes os preços dos produtos expostos, o cartaz com telefone e endereço do Procon Estadual e o cartaz sobre o Livro de Reclamações. Não foi apresentado aos fiscais o certificado do Corpo de Bombeiros nem o Alvará de funcionamento.

No restaurante localizado na Reserva Cultural de Niterói, Bizu Bizu (Av. Visconde do Rio Branco, 980), 1kg e 260g de salgados estavam vencidos. O restaurante não apresentou o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros além de não exibir os cartazes com o telefone e endereço do Procon Estadual, do Disque 180 (de combate a violência contra a mulher) e da informação de que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Na Mocellin Churrascaria(Praça Belo Jardim, 285 – Ilha do Governador) os fiscais encontraram problemas estruturais: lixeira sem pedal e sem tampa na área da churrasqueira e da copa, além de piso quebrado e ralo não sifonado e sem proteção (também na Copa). O estabelecimento tem um prazo de 15 dias para reparo dos problemas encontrados. A água potável gratuita não é servida nas mesas pelos garçons, mas disponibilizada à parte em um filtro.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Mc Donald´s (Praia de Botafogo, 400) e Bob´s (Rua Real Grandeza, 134 – Botafogo).

Câmaras de supermercados são desinterditados em Niterói

As duas filiais do supermercado Rede Economia, uma localizada na Av. Washington Luís, 01, e a outra na Av. Ewerton Xavier, 2338, tiveram suas câmaras frigoríficas desinterditadas pelos fiscais por cumprirem todas as determinações impostas pela autarquia em fiscalização anterior.

Balanço de hoje

1 – Barber Beer by Roff (Rua Quinze de Novembro, 8 – Niterói): Vencidos: 11 garrafas de cervejas. Ausência de preços nos produtos expostos. Ausência de cartaz sobre o Livro de Reclamações.

2 – Hell´s Burger (Rua Muniz Barreto, 805 – Botafogo): Ausência de Alvará de funcionamento.

3 – Burg One (Av. Visconde de Rio Branco, 673 – Niterói): Alvará de funcionamento vencido. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

4 – Red Salon Homem (Rua das Caravelas, 1 – Laranjeiras): Ausência de preços nos produtos expostos. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Clube do Bolinha (R. Rodrigo de Brito, 1 – Botafogo): Ausência de preços nos produtos expostos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

6 – Club Men Salon (Rua Ministro Tavares Lira, 105 – Catete): Ausência de preços nos produtos expostos. Vencidos: 36 latas de energético. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Alvará de funcionamento.

7 – Bizu Bizu (Av. Visconde do Rio Branco, 980 – Niterói): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Vencidos: 1kg e 260g de salgados.

8 – Barber Shop (Rua Real Grandeza, 167 – Botafogo): Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

9 – Barbearia do Nunes (Rua das Laranjeiras, 62 – Laranjeiras): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações. Ausência de preços nos produtos expostos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

10 – Barbearia General (Rua General Cristóvão Barcelos, 24 – Laranjeiras): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.Ausência do Livro de Reclamações e do cartaz. Ausência de preços nos produtos expostos e dos serviços oferecidos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – House of Burger Hob (Rua São João Batista, 16 – Botafogo): Produtos sem especificação de validade: 1kg e 500g de geleia de pimenta, 500g de molho barbecue, 500g de queijo prato, 800g de queijo cheddar, 1kg e 200g de cebola caramelizada, 2kg e 500g de molho de maionese, 3kg e 500g de maionese de bacon, 500g de maionese comum. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa a disponibilização de agua potável e gratuita.

12 – Barbearia Carioquíssima (Rua das Laranjeiras, 462 – Laranjeiras): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços nos produtos expostos.

13 – Ragazzo (Rua Acadêmico Walter Gonçalves, 1 – Niterói): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

14 -Mocellin Churrascaria (Praça Belo Jardim, 285 – Ilha do Governador): Problemas estruturais: lixeira sem pedal e sem tampa na área da churrasqueira e da copa, piso quebrado na copa, ralo não sifonado e sem proteção. Prazo de 15 dias para reparo. Água potável não é servida nas mesas pelos garçons, mas é disponibilizado um filtro.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil