Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Navalha na Carne do Procon-RJ autua churrascarias em Niterói e Caxias

15.03.2018 - 17:49
site_1521146959.91.jpg

Na quarta etapa da Operação Navalha na Carne desta semana, realizada nesta quinta-feira (15/03), o Procon Estadual vistoriou churrascarias em bairros dos municípios de Duque de Caxias e Niterói. Apenas um dos oito estabelecimentos fiscalizados não apresentou irregularidades. Os fiscais também autuaram uma filial dos Supermercados Guanabara em Duque de Caxias.Durante a ação foram descartados 23kg e 300g de alimentos impróprios para o consumo.

O estabelecimento com a maior quantidade de produtos descartados foi a churrascaria Estrela dos Pampas, na Rua Voluntários da Pátria, 154, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias. A fiscalização encontrou 13kg de produtos armazenados sem a especificação de datas de manipulação e validade, entre massa para pizza, bacon e frango à passarinho frito. Também havia problemas estruturais na cozinha e nas câmaras frias, entre piso quebrado, goteira, paredes sem revestimento, piso rugoso e porta com ferrugem, além de borracha de vedação com defeito. Também havia equipamentos de cozinha com ferrugem e gordura e lixeiras abertas sem pedal. Os fiscais deram 15 dias para os reparos dos problemas estruturais.

Na Churrascaria Três Marias, na Rodovia Washington Luiz, 5.920, Vila São Luiz, Duque de Caxias, também foram encontrados problemas estruturais. Havia câmaras frigorificas com piso rugoso e paredes com fissuras. O batente da porta da câmara estava com buracos e pontos de ferrugem. A fiscalização estabeleceu 15 dias de prazo para a realização de reparos. Além disso, os fiscais encontraram na câmara frigorifica e na geladeira da cozinha 2kg e 200g de produtos sem especificação da data de vencimento, entre salada de maionese, molho à campanha, creme de cebola e polenta. Não havia no estabelecimento os cartazes do Disque 180 (de combate à violência às mulheres) e o que informa sobre o fornecimento gratuito de água filtrada para clientes. Não foram apresentados aos fiscais os certificados de potabilidade da água e de dedetização.

A churrascaria Verdanna Grill, da Avenida Quintino Bocaiúva, 603, no bairro de São Francisco, em Niterói, não apresentou irregularidades na fiscalização.

Supermercado Guanabara em Caxias é autuado

A Fiscalização do Procon-RJ também esteve na filial dos Supermercados Guanabara da Rua Tenente José Dias, 460, Centro, Duque de Caxias, onde encontrou problemas estruturais. Na câmara de laticínios havia ferrugem no pé de uma das prateleiras e, na câmara de salgados, prateleiras estavam com pontos de ferrugem. Os fiscais deram 15 dias para serem feitos os reparos.

Balanço da Ação:

1 – Restaurante À Mineira (Rodovia Washington Luiz, 5.662, Jardim Gramacho, Duque de Caxias): o revestimento do piso na área de preparo de alimentos está quebrado. A porta da câmara de congelados apresenta pontos de ferrugem e sua parte inferior está danificada. Os fiscais deram 15 dias para os reparos dos problemas estruturais.

2 – Feedback Steakhouse (Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 96, loja B, Centro, Niterói): ausência do Livro de Reclamações e do Certificado do Corpo de Bombeiros. 1kg e 800g de salmão encontrados na geladeira sem especificação da data de validade e da data de manipulação. Havia duas lixeiras sem pedal na cozinha.

3 – Churrascaria Três Marias (Rodovia Washington Luiz, 5.920, Vila São Luiz, Duque de Caxias): Piso quebrado na cozinha, lixeiras sem tampa e sem pedal. Câmaras frigorificas com piso rugoso, batente da porta com buracos e pontos de ferrugem, além de paredes com fissuras. Os fiscais deram 15 dias para os reparos dos problemas estruturais. Os fiscais encontraram na câmara frigorifica e na geladeira da cozinha 2kg e 200g de produtos sem especificação da data de vencimento, entre salada de maionese, molho à campanha, creme de cebola e polenta. Não havia no estabelecimento os cartazes do Disque 180 (de combate à violência às mulheres) e o que informa sobre o fornecimento gratuito de água filtrada para clientes. Não foi apresentado aos fiscais os certificados de potabilidade da água e de dedetização.

4 – Churrascaria Seven Grill (Av. Quintino Bocaiúva, 301, Loja 3, São Francisco, Niterói): Piso quebrado na cozinha. Havia duas lixeiras sem pedal. Prateleira enferrujada na câmara de resfriados. Os fiscais deram 15 dias para os reparos dos problemas estruturais.

5 – Caxias Grill Churrascaria (Avenida Governador Leonel de Moura Brizola - Antiga Avenida Presidente Kennedy -, 2.035, Centro, Duque de Caxias): 4kg e 800g de produtos armazenados sem a especificação das datas de manipulação e validade, entre camarão, carne seca desfiada e creme de alho. 1kg e 500g de bacalhau vencido. Entre problemas estruturais na câmara, a porta estava com ferrugem e o piso quebrado, além de lixeiras abertas e sem pedal.Não havia no estabelecimento os cartazes do Disque 152 (Dúvidas e denúncias para o Procon-RJ), Disque 180 (de combate à violência às mulheres) e o que informa sobre o fornecimento gratuito de água filtrada para clientes. Não foi apresentado aos fiscais o alvará de funcionamento e o Livro de Reclamações. Também não havia o cartaz informando sobre o livro.

6 – Churrascaria Mocellin (Avenida Quintino Bocaiúva, 151, São Francisco, Niterói): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

7 – Estrela dos Pampas (Rua Voluntários da Pátria, 154, Jardim 25 de Agosto, Duque de Caxias): Não foram apresentados aos fiscais os certificados de potabilidade da água e de dedetização. Ausência do cartaz que informa sobre o fornecimento gratuito de água filtrada para clientes e dos cartazes do Disque 151 (Dúvidas e denúncias para o Procon-RJ), Disque 180 (de combate à violência às mulheres). 13kg de produtos armazenados sem a especificação das datas de manipulação e validade, entre massa para pizza, bacon e frango à passarinho frito.Problemas estruturais na cozinha e câmaras frias, entre piso quebrado, paredes sem revestimento equipamentos de cozinha com ferrugem e gordura, lixeiras abertas sem pedal, piso rugoso e porta com ferrugem e borracha de vedação com defeito, além de goteira.Os fiscais deram 15 dias para os reparos dos problemas estruturais.

8 – Supermercados Guanabara (Rua Tenente José Dias, 460, Centro, Duque de Caxias): Na câmara de laticínios havia ferrugem no pé de uma das prateleiras. Câmara de salgados apresenta prateleiras com pontos de ferrugem. Os fiscais deram 15 dias para os reparos dos problemas estruturais.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil