Clientes fiéis ou prisioneiros?
15.07.2011 - 08:09
15/07/2011 - 08:09
Algumas operadoras cobram por um serviço avulso quase o mesmo preço que por pacotes com telefone, banda larga e TV por assinatura (ou celular), induzindo o consumidor a contratar os chamados combos.
Já deve ter acontecido com você: numa lanchonete, sem muita fome, você cogita pedir só um hambúrguer, em vez do trio que inclui batatas fritas e refrigerante. Mas, se surpreende ao ter de pagar quase o mesmo valor que despenderia pelo chamado combo. Um incentivo e tanto para pedir o pacote completo, mesmo que no fim sobre boa parte da bebida e do acompanhamento.
Nas telecomunicações acontece o mesmo: o consumidor é induzido a contratar pacotes que, em geral, incluem telefone, banda larga e TV porassinatura (ou celular), mesmo que não se interesse por todos os serviços, pois se optar só por um ou dois deles vai pagar praticamente a mesma coisa
.Economia de recursos, eis o que explica a consolidação da oferta de combos de telecomunicações.
É certo que, para a empresa é muito vantajoso, pois ela presta os 3 (três) serviços através de uma só rede.Diante das vantagens de prestar os serviços em conjunto, as operadoras oferecem descontos expressivos no preço dos combos, em comparação aos avulsos. Além disso, quando o consumidor opta por contratar o serviço avulso, paga a mais também por taxas de instalação, habilitação e adesão.
Contudo, ao oferecer um preço menor pelo combo, as empresas "fidelizam" o cliente.
O conceito de fidelização é descrito como resultado do processo ou técnica que visa manter a clientela cativa a determinada empresa mediante recursos de relações públicas e promoções.
Trata-se de uma técnica legítima e está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.No entanto, as empresas abandonaram estes preceitos e, hoje, preferem aprisionar o consumidor com contratos que impingem pesadas multas a quem quiser se livrar de um mau serviço.
A fidelização deve ser algo bom para ambas as partes, que não seja fruto de uma imposição, mas da excelência do serviço, criando estratégias de encantamento e, não de aprisionamento. O cliente fiel é aquele satisfeito com o produto ou serviço.