Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual descartou em supermercados da Zona Oeste mais de 100kg de produtos impróprios

09.01.2017 - 18:03
site_1483992203.99.jpg

O Procon Estadual prossegue com a fiscalização em supermercados e realiza nesta segunda-feira (09/01) a quinta etapa deste ano da Operação Secos e Molhados. Desta vez os fiscais estiveram em quatro estabelecimentos da Zona Oeste e todos foram autuados. No total, 109kg e 800g de alimentos impróprios para o consumido foram descartados.

Na filial da Super Rede, que fica na Estrada da Ilha, 3.902, em Ilha de Guaratiba, os fiscais encontraram 41kg e 800g de produtos sem a data de validade. Destes, 36kg e 600g eram de carne salgada. No estabelecimento também havia 5kg de produtos vencidos, entre mortadela e bolos.

No supermercado Nossa Rede, da Rua Belchior da Fonseca, 310, na Pedra de Guaratiba, a fiscalização descartou 29kg de produtos que não apresentavam prazo de validade, entre ossobuco, salsicha, nugget, carré, carne bovina, bacon e linguiça. Os fiscais também encontraram 17kg de produtos vencidos, entre lombo, torta e mistura para bolo. O estabelecimento não apresentou o seu Livro de Reclamações, nem o exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta. Os fiscais não encontraram o cartaz do Disque 151 (telefone do Procon-RJ para denúncias e tirar dúvidas), nem os certificados de potabilidade da água e de dedetização.

Na filial da Rede Super Market, foram descartados 13kg de rabada sem especificação do prazo de validade e 3kg e 800g de carne previamente moída no próprio estabelecimento, o que é proibido por Lei no estado do Rio. Já a filial da Rede Super Compras, localizado na Estada Burle Marx, 811, em Barra de Guaratiba, foi autuada por não apresentar os certificados de dedetização e de potabilidade da água.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil