Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua dois supermercados de São Gonçalo

07.08.2015 - 18:50
20150807_110310edt2_1438984219.72.jpg

O Procon Estadual realizou, nesta sexta-feira (07/08), uma fiscalização em filiais dos supermercados Charme, Extra e Master, todos em São Gonçalo. A fiscalização foi motivada pela instauração de inquérito civil do Ministério Público em virtude de Operações anteriores realizadas pelo Procon Estadual. Dos estabelecimentos vistoriados, o Extra foi o único que não foi autuado desta vez.

Os fiscais encontraram no Supermercado Charme – pertencente à Rede Economia e localizado em Trindade, São Gonçalo – 108kg de frango congelado vencido; 83kg de contra filet e 3kg de carne moída acondicionados em contato direto com o piso da câmara; 12kg de carne de porco, 9kg e 600g de costela bovina, 17kg de linguiça e 8kg de lombo suíno expostos à venda fora da refrigeração e sendo manuseado pelos consumidores. Já na área interna, foi encontrado 5kg de doce de leite, 1kg e 900g de peito de peru e 3kg e 100g de mortadela sem especificação quanto à validade e com moscas. Na área do açougue, o piso estava quebrado com acúmulo de água, sangue e restos de alimentos. Além disso, o ralo estava aberto e havia grande quantidade de moscas.

Na câmara fria foram instaladas caixas plásticas vazadas sobre todo o piso da câmara por onde transitam os funcionários. Elas acumulavam restos de sangue e carnes por dentro. Os fiscais determinaram que os paletes de plástico fossem colocados somente nos locais onde as mercadorias são estocadas.

Na área da padaria, os fiscais encontraram um botijão de gás sendo utilizado para funcionamento do fogão. Porém, o estabelecimento não tem permissão do Corpo de Bombeiros para uso de gás. A fiscalziação determinou a imediata retirada do botijão e a interrupção do uso do equipamento. O proprietário não apresentou o certificado de potabilidade da água. O Ministério Público Estadual (MP) e a Delegacia do Consumidor (Decon) serão oficiados sobre as condições encontradas no estabelecimento para que sejam apurados estes problemas e se há a incidência de crime.

Já o Master Supermercado, localizado na Av. Alzira Vargas, 06, Monjolo, São Gonçalo, havia 7kg e 500g de linguiça calabresa vencida, encontrada na área de preparação. Além disso, havia 36kg de carne de porco; 1kg de costela bovina e 97 kg de salgados entre carne seca e linguiça, na câmara frigorífica sem especificação e em contato direto com caixa de papelão e com ganchos enferrujados. Na câmara de laticínios, havia 10kg de passas e 3kg de chocolate para recheio mal acondicionados. No estoque da padaria, havia 11kg de mistura para pão de queijo, 2kg de fondant e um litro de aroma natural de milho vencidos. Na área de vendas, havia 19kg de bacalhau com moscas. As câmaras deverão ser higieniadas em 15 dias, pois estavam com mofo, sangue no piso e ferrugem. Também não foi apresentado o certificado do corpo de bombeiros. A retirada do botijão de gás do refeitório da cozinha foi determinada imediatamente.

Já no Extra, Av. Presidente Kennedy, 429, no Centro de São Gonçalo, não foram constatadas divergências de preço entre o valor exposto na gôndola e o cobrado no caixa, conforme foi observado anteriormente. Desta vez, o supermercado não foi autuado.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil