Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Gerentes de dois postos de gasolina e Niterói e São Gonçalo são presos em ação do Procon Estadual

16.07.2015 - 16:39
20150716_104403EDT_1437075565.09.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou nesta quinta-feira (16/07), uma nova ação da Operação Meia Bomba, em conjunto com o Ministério Público Estadual, a Secretaria de Estado da Fazenda, a Delegacia dos Serviços Delegados,o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) ea Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O objetivo foi fiscalizar seis postos de gasolina que foram alvo de denúncias em São Gonçalo e Niterói. Devido as irregularidades encontradas, gerentes de dois postos, um em cada cidade, foram presos.

O gerente do Posto de Combustíveis AMD, localizado na Rua José Lourenço de Azevedo, 181, em São Gonçalo, foi preso por seu estabelecimento possuir três bombas de etanol com vazamento, configurando risco ao consumidor. As bombas foram lacradas pelo Ipem, até serem reparadas. Além disso, havia produtos vencidos à venda e sem identificação de preço.

Já o gerente do Auto Posto Entreposto, localizado na Estrada Francisco da Cruz, 11315, em Niterói, foi preso por vender bebidas vencidas na loja de conveniência do posto. Também não havia preços nos produtos expostos para venda.Apesar de não haver irregularidades no Posto Brasilândia, localizado na Rua Abílio José de Matos 308, em Porto da Pedra, São Gonçalo, a equipe de policiais que acompanhava a ação, flagrou um segurança com carteira falsa da PM e portando uma arma. O homem foi preso e encaminhado para a 74ª DP.

Balanço da Operação Meia Bomba

1 - Auto Posto Cubango (Rua Noronha Torrezão, 531 – Cubango - Niterói): Produtos expostos à venda sem informação de preço. Livro de Reclamações não estava autenticado.

2 - Posto BR (Av. Central, s/n lote 1 e 32 QD1, Itaipu – Niterói): Ausência de preço nos produtos expostos a venda na loja de conveniência.Ausência do Livro de Reclamações. Sem ocorrências dos demais órgãos (material coletado pela ANP para análise).

3 - Posto de Combustíveis AMD (Rua José Lourenço de Azevedo, 181 - São Gonçalo): Produtos nas áreas de vendas sem identificação de preço. Produtos vencidos: 11 latas de refrigerante, dois isotônicos, um biscoito waffer de 160g, 35 latas de cerveja. Três bombas de etanol com vazamento na junta do bloco medidor, autuado pelo risco ao consumidor, ficando interditadas pelo Ipem, até providências. Proprietário foi encaminhado para 73ª DP.

4 - Auto Posto Entreposto(Estrada Francisco da Cruz, 11315 – Niterói): Vencidos: 10 latas de refrigerante, 10 copos de 300 ml de mate zero. Ausência de preços nos produtos expostos. Gerente do posto encaminhado para a 77ª DP.

5 - Catuca Posto e Serviços LTDA (Rua Capitão Juvenal Figueiredo, 500, São Gonçalo): Produtos na área de vendas sem identificação de preços. Ausência do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil