Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita empresa distribuidora de água em Santa Cruz

08.07.2015 - 17:25
IMG-20150708-01031EDT_1436387124.42.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, fiscalizou nesta quarta-feira (08/07), a Engemar,um ponto de abastecimento de água de Santa Cruz na Zona Oeste do Rio. O objetivo daOperação Àscaris foi checar a informação de que a água do local, fornecida a restaurantes por meio de caminhões pipa, seria imprópria para o consumo. A ação contou com o apoio da Assessoria de Segurança e do Centro de Qualidade de Água da Cedae, além da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) que comprovaram que a água da empresa não era potável. O estabelecimento foi interditado.

A água estocada nas caixas d'água da empresa de transportes Engemar, localizada na Av. João XXIII, 7.000, era proveniente de furto e, por isso, ilegal. Além disso, a empresa não tinha álvara e seus caminhões pipa exibiam propaganda enganosa, informando que transportavam água potável. Os resultados dos testes realizados por agentes da Cedae e do DPMA, porém, comprovavam que a água não era apropriada para consumo.

Além de interditar a empresa, o Procon Estadual determinouque ela cesse a retirada e comercialização de água. Seu responsável foi encaminhado à delegacia para prestar depoimentos e as formalidades criminais envolvidas. Os três caminhões pipa com água armazenada foram apreendidos pela DPMA. Também foi proibida a comercialização da água que estava armazenada em seis caixas de água contendo 20 mil litros cada e outra contendo 5 mil litros.

Foram encontradas notas de venda de água da empresa para filial da lanchonete Burger King do Recreio dos Bandeirantes. Os fiscais foram até o estabelecimento, mas a água de lá analisada pela DPMA aparentemente era potável. Foi colhida amostra no local para análise futura que confirme a sua potabilidade.

O nome da operação é referente ao vermeáscaris lumbricóidesque pode ser encontrado em água contaminada.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil