Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua pastelaria chinesa em Vista Alegre

07.07.2015 - 19:24
20150707_172308edt2_1436307843.9.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou na tarde desta terça-feira (07/07), em conjunto com o Ministério do Trabalho Emprego (MTE), o Ministério Público do Estado (MPE) e a Polícia Rodoviária Federal, uma ação da Operação Dragão. O objetivo foi fiscalizar uma pastelaria e uma residência com suspeita de produzir yakisoba para ambulantes em Vista Alegre, Zona Norte do Rio. Os fiscais comprovaram a denúncia de péssimas condições de higiene do estabelecimento e autuaram a pastelaria. Também foi identificado trabalho análogo ao escravo que será investigado pela polícia e pelo MPE. Em relação à residência suspeita, oProcon Estadual irá oficiar a Polícia Federal, que é competente para analisar o caso.

Na Pastelaria Mais Dez, localizada na Rua Ponta Porã, 10, em Vista Alegre, os fiscais encontraram uma lixeira aberta e sem tampa,um ralo não sanfonado e um bagaço de cana depositado no chão da área de preparação na cozinha. Havia também 1kg e 200g de requeijão vencido e diversos produtos sem especificações de produção e validade: 300g de camarão,500g de frango cru, duas bandejas de hambúrguer, com sete unidades cada, que estavam expostas a insetos e à poeira, 300g de carne moída cozida, 500g de frango temperado cozido e 2kg e 500g de massa para salgados. Além disso, o certificado de dedetização estava vencido desde o dia 24 do mês passado. Também foi encontrado um empregado sem documentos e, nos fundos do local, havia dormitórios, sugerindo ao MTE avaliar a possibilidade de trabalho análogo a escravo.

Na Rua Jornalista Clóvis Gusmão, 127, havia uma residência onde foi constatado que há manuseio e preparação para venda ambulante de yakisoba. Também estavam presentes na residência quatro estrangeiros sem documentos, não comprovando a sua regularidade no país. Dois deles também estavam presentes na pastelaria vistoriada. O Procon-RJ irá oficiar a Polícia Federal para tomar as providências que julgar serem necessárias.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Dragão:

R7 Notícias

Jornal do Brasil

Uol Notícias

Estadão

Band 

Em.com.br
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil