Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Choperia na Ilha do Governador é interditada em operação do Procon Estadual

09.06.2015 - 19:25
site_1433888747.21.jpg

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, interditou, nesta terça-feira (09/06), a Choperia Zero Grau, na Ilha do Governador, durante uma ação da Operação Mem de Sá, cujo objetivo era fiscalizar estabelecimentos do Pólo Gastronômico da região. A choperia interditada, que fica na Rua Doutor Guapiaçu, 2, lojas A e B, na Ribeira, apresentava péssimas condições de higiene:pisos quebrados, ralos sem tampa sifonada, baratas na cozinha, restos de comida no chão, agua suja acumulada perto do fogão, frigideira guardada em cima da lixeira, fiação exposta e oxidada, paredes com mofo, infiltrações e azulejos partidos, teto descascando, utensílios sujos e mal armazenados, produtos mal armazenados na geladeira, tela de proteção da cozinha com buracos, excesso de gordura no exaustor, fritadeira e tomadas com fiação aparente. O estabelecimento só será reaberto depois que os problemas identificados forem solucionados e confirmados após passar por uma nova vistoria dos fiscais do Procon Estadual.

Ao todo, 17 estabelecimentos foram fiscalizados, sendo 12 autuados e um interditado. Na ação foram descartados 78kg e 560g de alimentos 63 litros e 500ml de bebidas (chope e cerveja) vencidos, sem especificação do prazo de validade ou mal acondicionados. No restaurante Faisão Dourado(Rua Cambaúba, 160, Jardim Guanabara), havia 6kg de frango na câmara fria em contato com a parede e 3kg de batata frita no chão. Os fiscais também detectaram ferrugem na prateleira e na porta da câmara fria.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Planeta da Ribeira (Rua Fernandes da Fonseca, 49), Casa Clipper (Rua Cambaúba, 725, Jardim Ganabara), Sushi Barcellos (Rua Maldonado, 179, Ribeira) e Confeitaria Majestosa (Rua Cambauba, 1.187, Jardim Guanabara). Esta confeitaria é um sinal de que a fiscalização surtiu efeito: em agosto de 2013, o Procon Estadual esteve no estabelecimento e descartou 629kg de alimentos impróprios para o consumo. Nesta terça-feira, entretanto, o estabelecimento passou sem problemas pela fiscalização.

Balanço da Operação Mem de Sá:

1 - Restaurante Chuá da Ilha (Rua Cambaúba, 1.357, loja E): Ausência de Código de Defesa do Consumidor e do Livro de Reclamações.

2 - Adega Cantinho da Ribeira (Praça Iaiá Garcia, 15): 15 litros de chope (em um barril de 30 litros) vencido; ausência do Livro de Reclamações e do alvará do Corpo de Bombeiros; lixeira sem tampa na cozinha; janela da cozinha sem tela; fogão sujo; azulejo da cozinha quebrado; condições percárias de higiene da cozinha precária. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para sanar os problemas e apresentar o certificado do Corpo de Bombeiros, sob pena de interdição.

3 - Boteco do Carlitos (Rua Fernandes da Fonseca, 52-A): 2 litros de chope (em um barril de 50 litros) vencido; produtos sem especificação da validade: 2kg de linguiça, 700g de Catupiry e 8kg de massa de pizza; ausência dos certificados de potabilidade da água e de dedetização, os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação dos documentos; ausência do Código de Defesa do Consumidor.

4 - Graça da Vila (Rua Gaspar Magalhães, 560): Produtos sem especificação: 3kg e 800g de carne bovina, 1kg e 500g de molho tártaro e 450g de palmito; ausência do Código de Defesa do Consumidor.

5 - Alemão da Ribeira (Rua Augusto dos Anjos, 12): vencidos: 400g de pão integral e 1kg de pão de hambúrguer; 19 kg de linguiça alemã sem especificação da validade; ausência do certificado de potabilidade da água.

6 - Galeto da Ribeira (Rua Maldonado, 293): Sem especificação: 4kg de bacon, 2kg de pé de porco e 1kg de linguiça.

7 - Cantinho do Sabor (Avenida Maestro Paulo Silva, 100): Produtos sem identificação de data de produção e de validade: 2kg e 100g de carnes de churrasco, 250g de peito de frango e 500g de fígado; ausência dos certificados de dedetização e de potabilidade da água.

8 - Restaurante Pizzarola (Rua Augusto dos Anjos, 12, loja B): Produtos sem especificação: 1kg de bolinho de bacalhau, 3kg de molho de camarão e 7kg de lasanha; 30 litros de chope vencido (em um barril de 50 litros; os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação dos certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.

9 - Confeitaria Nyon (Rua Cambaúba, 241): Produtos vencidos: 3 garrafas de 500ml cada de cerveja original czech beer vencida em 10/04/2015, 150g de blanquet, 150g de leite condensado, 500g de quiche de frango e 400g de mostarda escura.

10 - Forneria Bela Carioca (Rua Cambaúba, 725, loja B): 15 litros de chope (em um barril de 50 llitros) vencido.

11 - Choperia Zero Grau (Rua Doutor Guapiaçu, 2, lojas A e B): Produtos sem especificação: 500g de risoto de camarão, 300g de frango desfiado, 100g de molho de siri, 300g de espaguete cozido, 2kg e 800g de presunto, 200g de carne seca, 1 kg de massa de bolinho de bacalhau, 200g de massa de pizza, 150g de muçarela. Condições de higiene da cozinha precárias: pisos quebrados, ralos sem tampa sifonada, insetos e baratas, restos de comida no chão, agua suja acumulada perto do fogão, frigideira armazenada em cima da lixeira, fiação exposta e oxidada, paredes com mofo, infiltrações e azulejos quebrados, teto descascando, utensílios sujos e mal armazenados, tela de proteção da cozinha com buracos, excesso de gordura no exaustor, fritadeira com fiação aparente, tomadas com fiação aparente. O estabelecimento foi interditado até a resolução dos problemas e após nova vistoria dos fiscais.

12 - Subway (Rua Cambaúba, 56): Ausência do Livro de Reclamações.

13 - Faisão Dourado (Rua Cambaúba, 160): Produtos vencidos: 540g de lombo de porco e 1kg e 500g de rabada; produtos mal acondicionados: 6kg de frango (já espetados, na câmara fria em contato com a parede), 3kg de batata frita (no chão); prateleira e porta da câmara com ferrugem; ausência do certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para a apresentação do documento.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil