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CONSUMIDOR / recall

Yamaha Motor da Amazônia LTDA

22.05.2015 - 12:01

A Yamaha Motor da Amazônia LTDA abriu campanha de chamamento que convocou os consumidores das motocicletas modelos XJ6 (versão XJ6 N, XJ6 NA, XJ6 FA), MT09 e XT1200Z, fabricados entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015 a comparecerem a um de seus representantes para substituição do Kit do eixo de mudança de machas das motocicletas.

Em razão de uma falha de manutenção do ferramental utilizado no processo de dobra do limitador do segmento do trambulador, que é fixado na alavanca de mudança de marchas, a referida peça foi produzida fora da especificação do projeto. Devido a essa falha, pode haver uma trinca no raio da curva do limitador do segmento do trambulador no uso corriqueiro do pedal do câmbio, provocada por fadiga decorrente de concentração de estresse no local.

Os produtos envolvidos têm numeração de chassi 9C6KJ0060F0006461; 9C6KJ0060F0006620, para as motocicletas XJ6 N; 9C6RJ2510G000781 e 9C6RJ2510G0000820, para as motocicletas XJ6 NA; 9C6RJ2520G0000221 e 9C6RJ2520G0000260, para as motocicletas XJ6 FA; 9C6RN352F0000661 e 9C6RN3520F0000740, para as motocicletas MT09 A; e 9C6DP04D0F0000261 e 9C6P04DD0F0000340, para as motocicletas XT1200ZE, distribui das seguintes formas pelos estados.

Amazonas - 6

Amapá - 1

Bahia - 6

Ceará - 8

Distrito Federal - 5

Espírito Santo - 3

Goiás - 12

Maranhão - 4

Minas Gerais - 47

Mato Grosso do Sul - 6

Mato Grosso - 12

Paraná - 43

Paraíba - 2

Pernambuco - 1

Rio de Janeiro - 48

Rio Grande do Norte – 4

Rondônia - 2

Santa Catarina - 23

Sergipe - 2

São Paulo - 109

Tocantins - 1

Estoque da fabricante – 29

Total: 400

Quanto ao risco à saúde e à segurança apresentados, declarou que “ poderá ocorrer a quebra da referida alavanca, impossibilitando a mudança de machas durante a utilização da motocicleta, prejudicando sua dirigibilidade, com risco de acidente e lesões aos usuários e passageiros”

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou discar 151.
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