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Procon Estadual autua 40 lojas em três shoppings do Rio

07.05.2015 - 19:40
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Em nova etapa da Operação Mulher Maravilha, que está fiscalizando o comércio na semana do Dia das Mães, o Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, autuou, nesta quinta-feira (07/05), 40 lojas de um total de 82 vistoriadas em três shoppings do Rio: Parque Shopping Sulacap, Shopping Jardim Guadalupe e Rio Sul, em Botafogo. Entre os principais problemas encontrados, estão a ausência do Código de Defesa do Consumidor e a falta de preços nos produtos expostos.

A loja Bel-Air Móveis, no Parque Shopping Sulacap, foi autuada por não fixar turno para a entrega no domicílio dos consumidores dos móveis comprados, como determina a Lei Estadual 6.696/2014. Na loja Deep, do Shopping Jardim Guadalupe, havia duas queixas registradas em dezembro do ano passado no seu Livro de Reclamações. As queixas ainda não foram enviadas para o Procon Estadual - o prazo determinado pela lei é de 30 dias. Em uma publicidade do estabelecimento não estava nítida a explicação das regras da promoção anunciada, podendo induzir o consumidor ao erro.

Na área dos restaurantes, os fiscais descartaram 29kg e 700g de alimentos e 66 litros de bebidas, que estavam fora do prazo de validade, sem informação sobre o vencimento ou mal acondicionados. A cozinha do restaurante Botsuana Beer, doShopping Jardim Guadalupe, estava em más condições, com lixeira aberta, lixo acumulado, crostas de gordura no fogão e na coifa, além de pisos e paredes sujas. O estabelecimento tem 10 dias para resolver estes problemas, ou poderá ser interditado.

Não foram encontradas irregularidades nas seguintes lojas:South, Hering, Lojas Americanas, Aquamar, Chifon, Nike, Rei do Bacalhau (Parque Shopping Sulacap);Hering, Aquamar,Parmê,Mercatto,South,Botequim Informal (Shopping Jardim Guadalupe);Gula Gula, Mom's, Josefina, Myth, Intimissimi,Banco de Areia (duas filiais), Rygy, Hering, Sinthonia, Sollas, Salinas, Calliente, Monte Carlo, My Place, Kipling, iPlace, Nike, Dermace, Tessera, La Parfum, Mary Zaide, Rebecca Barreto, Valisere,Lupo, Mr. Cat, Anacapri e Shop 126 (Rio Sul).

Balanço da Operação Mulher Maravilha:

1 - Mr. Cat (Parque Shopping Sulacap): Ausência de preços nos produtos na vitrine e no interior da loja.

2 - Polo Wear (Parque Shopping Sulacap): Ausência do livro de reclamações e do cartaz do 151.

3 - Kasamix (Shopping Jardim Guadalupe): Oferta de produto com informação ao consumidor retirando a possibilidade de assistência técnica ou troca do produto, desconsiderando os possíveis defeitos; Ausência do livro de reclamações do cartaz do 151.

4 - Cell Mix (Parque Shopping Sulacap): Produtos sem preços, ausência do livro de reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.

5 - Mr. Cat (Shopping Jardim Guadalupe): Ausência do livro de reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.

6 - Samsung (Parque Shopping Sulacap): Ausência do cartaz do 151.

7 - Colcci (Shopping Jardim Guadalupe): Ausência do livro de reclamações, sapatos na vitrine não tinham o preço à vista, somente o valor da parcela.

8 - Camisaria Colombo (Parque Shopping Sulacap): Ausência de preços no interior da loja, ausência do cartaz do 151 e do Código de Defesa do Consumidor.

9 - Meu Closet (Parque Shopping Sulacap): Ausência de preços em produtos no interior da loja, ausência do livro de reclamações e do Código de Defesa do Consumidor.

10 - Casas Bahia (Parque Shopping Sulacap): Reclamação no livro não encaminada ao Procon Estsadual.

11 - Ponto Frio (Parque Shopping Sulacap): Ausência de preços nos produtos no interior da loja.

12 - Opção (Rio Sul): Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

13 - Uncle K (Rio Sul): Ausência de preço em produtos no interior da loja.

14 - CCM (Rio Sul): Livro de reclamações não está autenticado pelo Procon Estadual.

15 - Água de Coco (Rio Sul): Vitrine e interior da loja sem preços, ausência do livro de reclamações.

16 - Confortik (Rio Sul): Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

17 - Bumbum Ipanema (Rio Sul): Ausência do livro de reclamações.

18 - Schutz (Rio Sul): Ausência de preço em bolsas e mochilas no interior da loja.

19 - Planet Girls (Rio Sul): Ausência do livro de reclamações.

20 - Eclectic (Rio Sul): Reclamação do livro não entregue no prazo (30 dias).

21 - Garota Carioca (Rio Sul): Ausência do Código de Defesa do Consumidor, do livro de reclamações e da informação do telefone do Procon.

22 - My Gloss (Rio Sul): Ausência do livro de reclamações.

23 - Contém 1g (Rio Sul): Somente os valores das parcelas eram apresentados na vitrine.

24 - Kalunga (Parque Shopping Sulacap): Reclamação no livro não encaminada ao Procon Estadual.

25 - Bel-Air Móveis (Parque Shopping Sulacap): Não fixa turno para a entrega dos móveis.

26 - Camisaria Colombo (Shopping Jardim Guadalupe): Ausência de preços nos produtos da vitrine e do interior da loja.

27 - Zinzane (Shopping Jardim Guadalupe): Não apresentou protocolo de confirmação de entrega das vias do livro de reclamações.

28 - Deep (Shopping Jardim Guadalupe): Duas reclamações do livro não enviadas desde dezembro de 2014, veicula oferta "tudo com 50% de desconto" com grande destaque na frente da loja, mas informa as exceções em letras pequenas (Lacoste e coleção outono-inverno). Desproporção nas divulgações induz o consumidor a erro.

29 - Claro (Parque Shopping Sulacap): Ausência de preço no interior da loja.

30 - Chineláticos (Parque Shopping Sulacap): Ausência de preços na vitrine e no interior da loja, ausência do livro de reclamações do Código de Defesa do Consumidor e do cartaz do 151.

31 - Rudge (Rio Sul): Ausência de preço no interior da loja.

32- Dimpus (Rio Sul): Ausência do livro de reclamações.

33 - Luz da Lua (Rio Sul): Ausência de preços no interior da loja.

34 - Chef Dog (Rio Sul): Ausência do livro de reclamações.

35 - Botsuana Beer (Shopping Jardim Guadalupe): 1kg de picanha vencida. Alimentos sem informação da validade: 200g de frango a passarinho, 1kg de coração, 1kg de frango e 1,2kg de alcatra. 1,5kg de maionese mal acondicionada (fora da refrigeração). Lixeira aberta na cozinha, péssimas condições de higiene e limpeza na cozinha (acúmulo de lixo, crostas de gordura no fogão e na coifa, pisos e paredes sujas). Foi dado um prazo de 10 dias para resolver os problemas, sob pena de interdição.

36 - Patroni (Parque Shopping Sulacap): Produtos sem especificação da validade: 2,6kg de hambúrguer, 4,2kg de molho sugo, 1,7kg de muçarela, 800g de molho bolonhesa. Produtos vencidos: 10 litros de xarope de Fanta, 10 litros de xarope de Fanta uva vencido em 23 de fevereiro de 2015, 10 litros de Coca-Cola Zero. Um barril de chope da Kaiser acoplado numa máquina com a marca da Heineken.

37 - Café Petrópolis (Rio Sul): Produtos sem especificação: 4,2kg de muçarela, 600g de peito de peru, 600g de manteiga, 100ml de leite condensado, 500g de chantily. 36 litros de chope vencido em 30 de abril de 2015.

38 - Quiosque Chopp Brahma (Shopping Jardim Guadalupe): Produtos vencidos: 1,6kg de linguado, 1,6kg de feijão, 100g de churrasco de frango, 2,5kg de feijoada. Produto sem especificação: 2,6kg de coxa de frango.

39 - JMC Bijoux (Shopping Jardim Guadalupe): Ausência do livro de reclamações.

40 - Track&Field (Rio Sul): Ausência de preço no interior de loja.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Mulher Maravilha:

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