Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

CONSUMIDOR / educação para o consumo

O perigo dos botijões de gás GLP

14.10.2011 - 14:40

Vários acidentes com botijões de gás de GLP demonstram o real risco que eles representam. Apesar de o gás ser artificialmente odorizado, a prática tem provado que só este fator não é o suficiente para evitar os acidentes quem têm sido registrados.No Rio de Janeiro, ocorreu mais um sinistro com botijão de gás.

O estoque clandestino e o uso ilegal de cilindros de gás foram as prováveis causas da explosão que matou três homens, feriu 17 pessoas, sendo que deixou três em estado grave, na manhã de ontem, no restaurante Filé Carioca, na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro.

O impacto quebrou janelas até o 9º andar do edifício Riqueza. O deslocamento de ar projetou um dos corpos por 35 metros.A lanchonete onde ocorreu a explosão vinha funcionando com alvará provisório desde agosto de 2008. A informação é da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop). De acordo com a secretaria, isso porque faltavam ser apresentados o certificado de aprovação dos bombeiros, o certificado de inspeção sanitária, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, e a aceitação de instalações comerciais, dada pela Secretaria de Urbanismo.

O Corpo de Bombeiros afirmou que a lanchonete não tinha autorização para utilizar gás combustível e não tinha todos os papéis necessários para seu funcionamento.Em meio à sucessão de acidentes domésticos com botijões de GLP os consumidores convivem com uma situação no mínimo insólita: restaurantes usam botijões ilegais de gás GLP até mesmo sob as mesas ( principalmente os orientais), segundo denuncia a imprensa.

Vários estabelecimentos, principalmente, restaurantes chineses, coreanos e japoneses, são equipados com mesas com fogões alimentados por botijões de GLP individuais.Alguns destes estabelecimentos estão nos andares inferiores de prédios densamente ocupados. Segundo o Corpo de Bombeiros o risco é enorme.A Prefeitura informa que é ilegal manter recipientes de gás espalhados pelos salões de refeição.

Por sua vez o corpo de bombeiros informa que é impossível fiscalizar um por um, cada estabelecimento da cidade e pede ajuda dos consumidores: ao sentirem cheiro ou alguma coisa estranha, DENUNCIEM!Já o uso de gás em botijões em aplicações domésticas deve seguir normas específicas de segurança e o equipamento deve ser rotineiramente submetido à revisão e manutenção, principalmente em mangueiras, reguladores e válvulas.Estudo do Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo) aponta que 99% dos acidentes com gás de cozinha (GLP) são causados por instalação mal feita e manutenção inadequada do botijão.

A orientação é que o consumidor deve comprar gás somente nos pontos de venda autorizados.O armazenamento do botijão de cozinha também requer cuidados especiais. É necessário que seja guardado num ponto ventilado para que, em caso de vazamento, o gás não fique concentrado no local e não ofereça risco de explosão ou asfixia.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil