Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ interdita açougue do Supermarket em Deodoro e descarta 500kg de produtos impróprios

06.11.2014 - 19:35
site_1415309731.34.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta quinta-feira (06/11) a primeira ação da Operação Hipertensão, que tem como foco a vistoria do setor de salgados dos supermercados. Os fiscais estiveram em 15 estabelecimentos e autuaram nove deles, na cidade do Rio e na Baixada. Foram descartados 508kg e 368g de alimentos impróprios ao consumo e quatro câmaras frias foram interditadas – três delas em uma única filial do Supermarket, em Deodoro, impossibilitando o funcionamento de seu açougue.

A filial doSupermarket, localizada na Estrada São Pedro de Alcântara, 214, em Deodoro, teve a área de carnes inteiramente interditada pela fiscalização devido às péssimas condições higiênico-sanitárias e de conservação de suas três câmaras frias do seu setor de açougue. Não havia lavatórios com sabonete líquido e produto antisséptico e havia ralos abertos e azulejos quebrados na aérea de preparo das carnes. Nos corredores acumulava-se lixo e produtos impróprios, além de fungos nas paredes. Os fiscais determinaram que o estabelecimento dedetizasse o local e apresentasse o certificado de dedetização e de potabilidade da água no prazo de cinco dias.

Outra filial da mesma rede, localizada na Estrada Marechal Castelo Branco, 1.569, em Nilópolis, também estava em péssimas condições higiênico-sanitárias e de conservação. O supermercado teve sua câmara resfriada interditada. Além disso, as carnes salgadas eram manipuladas diretamente pelo consumidor e havia no local produtos mal armazenados, em temperatura inadequada, contato direto com o solo e sem proteção. Foram descartados, somente nessa filial, cerca de 280kg de alimentos entre carne previamente moída – o que é proibido pelo Decreto Estadual nº 6538/83 –, salgados e frios.

Outra câmara fria em estado crítico foi encontrada pelos fiscais no Supermarket da Rua Jabapoara, 165, em Ricardo de Albuquerque. Os fiscais se depararam com ossos, sebos e resíduos armazenados com produtos destinados à venda. A câmara também tinha o piso rachado e trincado. Os fiscais determinaram o prazo de 15 dias para regularizarem os problemas sob pena de interdição da câmara.

Na filial do Rede Economia localizado na Avenida Getúlio de Moura, 411, em Nilópolis, foram descartados cerca de 80kg de alimentos impróprios ao consumo entre carnes, frios e carne previamente moída. Os produtos estavam com validade expirada e sem especificação sobre a manipulação e condições de resfriamento.

Não foram autuados os supermercados Rede Economia localizados na Estrada do Boiuna, 184, na Taquara; e na Rua Conde de Bonfim, 1198, e na Rua Mariz e Barros, 665, ambos na Tijuca. Também não apresentaram irregularidades as filiais do Multimarket da Rua Barão, 408, em Jacarepaguá; e Rua Salinópolis, 71, na Taquara. A filial do Supermarket da Rua Conde de Bonfim, 703, na Tijuca, também não apresentou problemas.

Balanço da Operação Hipertensão:

1 - Multimarket (Rua Riachuelo, 232. Bairro de Fátima): Salgados expostos para manipulação e a insetos. Fixação de prazo de validade superior ao determinado pelo fabricante, que é de cinco dias e estavam com 10. Havia 2,780 de linguiça com coloração e aspecto ruim que foram descartados.

2 - Rede Economia (Rua do Catete, 247. Catete): Havia 2,8kg de carne moída, dentro do moedor e com pedaços de carne escura dando indícios de que foi moída recentemente.

3 - Multimarket (Rua André Rocha, 3069. Curicica): Havia 1,160kg de linguiça suína exposta para manipulação direta dos consumidores. Os produtos foram descartados.

4 - Supermarket (Geremário Dantas, 215. Tanque): Havia 55,07 kg de linguiça fina vencidos.

5 - Rede Economia (Torres Homem, 1222. Vila Isabel): Havia 12, 500 kg de carne moídaOs salgados estavam embalados com data de validade acima do determinado pelo fabricante.Foi determinado que fosse dado o prazo correto.

6 -Supermarket (Estrada Marechal Castelo Branco, 1.569. Nilópolis): Salgados expostos à venda com manipulação direta pelo consumidor e sem proteção contra poeira e insetos, determinada a exposição de forma correta. Encontrados 31 kg de carne moída, 26 kg e 500g de carré sem especificação sobre data de validade e manipulação; 14 kg e 800g de carne bovina coió, 18 kg e 700g de ponta de carne prestes a ser moída, 25 kg e 300g de ponta de agulha de costela com uma mosca morta em cima, 3 kg de presuntoe 21 kg de costela bovina sem especificação. Estavam mal acondicionadas 210 caixas de 12 unidades cada de margarina no estoque em temperatura inadequada (fora da refrigeração).Câmara resfriada interditada. Rachaduras e trincas, equipamentos enferrujados e em contato com os alimentos, péssimas condições higiênico-sanitárias. Produtos armazenados em contato direto com o piso do estabelecimento. Área de preparo com azulejos trincados, ralos abertos péssimas condições higiênico-sanitárias. Estoque com lixo, dejetos e produtos impróprios para consumo armazenados junto com produtos destinados para venda. Dado 15 dias para sanar todas as irregularidades.

7 – Rede Economia (Avenida Getúlio de Moura, 411. Nilópolis): Produtos expostos à venda com manipulação direta pelo consumidor e sem proteção contra poeira e insetos na ilha de salgados e ainda 14 kg e 040g de carne bovina, 15 kg de fígado e 41 kg de carré.Esses três últimos foram descartados. Produtos com data de validade expirada encontrados na câmara resfriada: 3 kg de lombo tipo canadense. Produtos sem especificação sobre data de validade e manipulação encontrados na câmara resfriada: 300g de linguiça,150g de bacon,1kg e 910g de carré. Também havia 3 kg e 658g de carne moída encontrada estocada na área de venda. Rachadura e trincas na câmara resfriada, equipamentos enferrujados em contato com os alimentos.

8 – Supermarket (Rua Jabapoara, 165. Ricardo de Albuquerque): Produtos expostos à venda com manipulação direta do consumidor e sem proteção contra poeira e insetos: linguiça,charque, ponta de agulha, bacalhau e chuleta. Ossos, sebos e resíduos armazenados na câmara fria junto com produtos destinados à venda. Pisos rachados e trincados na câmara congelada.Fica determinado o prazo de 15 dias para adequação sob pena de interdição.

9 - Supermarket (Estrada São Pedro de Alcântara, 214. Deodoro): Produtos expostos à venda com manipulação direta do consumidor e sem proteção contra poeira e insetos: salgados, linguiças, carré e frangos. Vencidos: 4 kg e 600g de lombo canadense, 4kg e 200g de linguiça calabresa. Sem informação: 4 kg e 400 de linguiça calabresa, 6kg e 200g de fatia de frios diversos. Havia 15 kg de contrafilé aparentemente esverdeada e odor característico de produto em putrefação. Toda área de açougue foi interditada, inclusive as três câmaras. Não havia lavatórios com disponibilidade de sabonete líquido e produto antisséptico e havia ralos abertos e azulejos quebrados na aérea de preparo e corredores com acúmulo de lixo e produtos impróprios. Câmaras de resfriado e de congelados com acumulo de água e sangue no chão, ferrugens, goteiras e infiltrações no teto. Paredes rachadas, descascadas e sujas. Fiação exposta. Piso não constituído de material liso, íntegro e impermeável. Havia presença de fungos nas paredes, que estavam sujas. Péssimas condições de higiene e limpeza. Não havia certificado de potabilidade da água e o certificado de dedetização estava vencido. Foi determinada a dedetização do local e a apresentação do respectivo certificado junto ao Procon no prazo de 5 dias.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil