Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua supermercados em Niterói, São João de Meriti e Nova Iguaçu

03.11.2014 - 18:55
extraguadalajara_(1)edt2_1415048129.01.jpg

Em nova ação da operação Pique Esconde, a Secretaria de Defesa do Consumidor, por meio do Procon Estadual, vistoriou 12 supermercados da região Metropolitana e da Baixada Fluminense nesta segunda-feira (03/11). O objetivo foi verificar se eles cumpriam o prometido: cobrir as ofertas dos encartes promocionais da concorrência. Os fiscais estiveram em Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e São Gonçalo. Quatro supermercados foram autuados, uma filial do Carrefour e as outras três do Supermercado Extra.

Em Nova Iguaçu, como anunciado, o supermercado Extra localizado na Avenida Guadalajara, 3424, cobria a oferta de diversos produtos anunciados no encarte do Supermercado Guanabara, ou seja, vendia os produtos pelo menos um centavo mais barato. Mas não cobriu a oferta do Leite Condensado Moça, 395g, que estava sendo vendido pelo mesmo preço do concorrente. A filial da rede Carrefour, localizada na Rodovia Niterói-Manilha, possuía em estoque o leite Elegê anunciado no encarte do concorrente, mas não disponibilizava nenhuma unidade do produto nas gôndolas.

O Supermercado Extra localizado na Av. Nilo Peçanha, 197, em Nova Iguaçu, armazenava18 kg de alcatra em local impróprio com temperatura inadequada, além de ter 4 kg de cupim sem especificação da sua data de validade. Os fiscais constataram as péssimas condições do local, com a presença de goteira e mofo. Foi dado o prazo de 15 dias para adequar o local. Já no Extra do Shopping Grande Rio havia produtos expostos à venda com manipulação direta pelo consumidor, entre salgados como linguiça, carne-seca, paio e peixes, contrariando o Decreto Estadual 6538/83.

Não apresentaram irregularidades as filiais da rede Extra dos seguintes endereços:

Rua Feliciano Sodré, 183, e Avenida Presidente Kennedy, 487, em São Gonçalo;Avenida Visconde do Rio Branco, 511, e Avenida Desideriode Oliveira, no Centro de Niterói;Praça Roberto da Silveira, 100, e Rua Assia Tanus Bedran, 04, em São João de Meriti;Avenida Presidente Kennedy, 1190, em Duque de Caxias.

Carrefour:

Avenida Presidente Kennedy, 1363, em Duque de Caxias.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Pique Esconde:

SRZD

Extra

O Globo
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil