Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua sete unidades médicas da Amil

21.10.2014 - 16:57
IMG_20141021_103951103_HDREDT_1413917851.02.jpg

O Procon Estadual fiscalizou, nesta terça-feira (21/10), nove unidades médicas da rede Amil, na segunda ação da Operação Dr. House, que tem o objetivo de fiscalizar hospitais, clínicas e centros médicos particulares.

Os agentes encontraram duas unidades fechadas, mas as outras sete foram autuadas e serão multadas.

Nenhum dos estabelecimento dispões do Livro de Reclamações, instituído pela Lei Estadualn° 6.613 aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no ano passado. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) também não é disponibilizado ao consumidor para consulta nessas unidades, como determina o próprio CDC, tampouco exibem os cartazes com endereço da sede do Procon Estadual e o número do Disque 151 para denúncias, conforme estabelece a lei.

Além dessas irregularidades, a Amil PasteurUnidade Médica Avançada,localizada na Tijuca, não oferece atendimento prioritário para idosos. Já a unidade de Campo Grande, não possui sala de triagem de pacientes conduzida por enfermeiro.

Os fiscais também estiveram no Centro Médico Amil, localizado na Rua Marechal Floriano, 45, Centro, mas foram informados de que a unidade havia sido transferida para o número 45 da Rua do Ouvidor, onde houve um incêndio no sábado, por isso estava fechada. O Centro Médico Amil, situado na Rua Barão do Triunfo, 151, em Duque de Caxias, também encontrava-se fechado.

Balanço da Operação Dr. House:

1 – Amil Pasteur Unidade Médica Avançada (Rua Conde de Bonfim, 475 – Tijuca): Ausência do CDC para consulta. Ausência dos cartazes do Procon e do Disque 151 e do Livro de Reclamações. Sistema de coleta laboratorial estava inoperante e os consumidores estavam sendo direcionados a outra unidade. Após classificação de risco não há observância de atendimento prioritário, sendo o atendimento feito por ordem de chegada.

2 - Unidade Médica Amil (Rua Ataide Pimenta de Morais, 408- Nova Iguaçu): Ausência do CDCpara consulta. Ausência dos cartazes do Procon e do Disque 151 e do Livro de Reclamações.

3 - Consultório Satélite Amil (Rua Dagmar da Fonseca, 180, sala 204/205- Madureira): Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151 e do Livro de Reclamações.

4 - Centro Médico Niterói(Av Visconde Rio Branco 360 Niterói): Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151 e do Livro de Reclamações.

5 - AmilPasteurUnidade Médica Avançada(Av. Cesário de melo, 3434 - Campo Grande): Ausência do CDCpara consulta. Ausência dos cartazes do Procon e do Disque 151 e do Livro de Reclamações. No momento do ato fiscalizatório a sala de triagem para verificação do grau de risco do paciente não estava em funcionamento.

6 - Amil Unidade Médica de Jacarepaguá (Rio Shopping): Ausência do cartaz 151. Ausência do CDC. Ausência do livro de reclamações.

7 - Centro Oncológico Pasteur (Rua Medina, 205 a 213 – Méier): Ausência do CDC para consulta. Ausência dos cartazes do Procon e do Disque 151 e do Livro de Reclamações.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Dr. House:

O Globo
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil