Procon Estadual autua hospitais da Unimed e Centro Hospitalar de Niterói
20.10.2014 - 18:15
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Seprocon), por meio do Procon Estadual, iniciou nesta segunda-feira (20/10) a Operação Dr. House, cujo objetivo é vistoriar hospitais e clínicas particulares. A fiscalização foi realizada em três estabelecimentos, dois deles da Unimed, na cidade do Rio, e no Centro Hospitalar de Niterói. Todos apresentaram irregularidades e foram autuados.
Nos dois hospitais da Unimed vistoriados, os fiscais constataram tempo de espera de no mínimo uma hora para atendimento médico, bem como não possuíam um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta. Além disso, no hospital de Copacabana não havia prioridade de atendimento a partir da identificação do quadro clínico do paciente. Com isso, uma pessoa idosa, por exemplo, não teria atendimento prioritário se possuísse a mesma enfermidade de um paciente mais novo.
No Centro Hospitalar de Niterói, localizado na Rua La Salle, os fiscais constataram a ausência do Livro de Reclamações, contrariando a Lei Estadual n° 6.613, aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no ano passado, que institui a obrigação de um exemplar do livro nos estabelecimentos comerciais do Estado.
Balanço da Operação Dr. House:
1 - Pronto-Atendimento Unimed (Av. Das Américas, 777– Barra da Tijuca): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Tempo de espera para atendimento na especialidade clínica médica de 1h e 30 minutos e para ortopedia superior a duas horas.
2 - Centro Hospitalar de Niterói (Rua La Salle, 12): Ausência do Livro de Reclamações.
3 – Pronto-Atendimento Unimed (Rua Siqueira Campos, 70 - Copacabana): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Não há atendimento prioritário para idosos e deficientes no mesmo quadro clínico identificado na triagem. Na ortopedia, não há triagem anterior para identificar o quadro clínico e não há atendimento prioritário para crianças e idosos que são atendidos por ordem de chegada. Tempo para atendimento é em torno de uma hora.
Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Dr. House:
O Globo