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Jacarepaguá tem 26 agências bancárias autuadas pelo Procon Estadual por desrespeitar o consumidor

03.09.2014 - 18:35
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Fiscais do Procon Estadual, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), vistoriaram nesta quarta-feira (03/09) 28 agências bancárias de Jacarepaguá em nova ação da Operação Tio Patinhas. Dessas, 26 foram autuadas e serão multadas. Entre os problemas mais encontrados estão a ausência de divisórias de privacidade e a falta de guarda-volumes com chaves para os clientes. Todas as agências que apresentaram esses problemas têm 15 dias para regularizar a situação. Caso contrário, poderão ser interditadas.

Obrigatórias pela Lei Estadual 4.758/2006, as divisórias de privacidade - entre os caixas e o público que transita pela agência - não foram encontradas em 24 agências bancárias fiscalizadas. Os guarda-volumes com chaves, que devem estar localizados antes do acesso ao interior do banco, não foram encontrados em 21 agências. Das 26 autuadas, 12 não tinham também o mínimo de 15 assentos prioritários exigidos pela Lei Municipal 5254/2011.

Apenas duas agências do banco HSBC - uma localizada na Estrada dos Três Rios, 117, na Freguesia,e outra localizada na Avenida Nelson Cardoso, 1054, na Taquara - não foram autuadas.Desde a retomada das ações da Operação Tio Patinhas, a maioria das agências que não apresentaram irregularidades são do HSBC.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Santander(Av. Geremário Dantas, 404): Ausência de divisóriade privacidade. Ausência de no mínimo 15 assentos prioritários. Ausência da escala de trabalho. Tempo de espera de 23 minutos.

2 - Santander(Geremário Dantas 657): Ausência de divisóriaentre os caixas. Ausência do cartaz da Lei Municipal 5254/2011. Ausência de guarda-volumes.

3 - Santander(Estrada dos Três Rios, 200): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência do número de assentos prioritários estipulado em lei. Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

4 - Santander (Estrada dos Três Rios, 20): Ausência de divisória privacidade para atendimento no térreo para preferenciais. Ausência de guarda-volumes. Ausência escala de trabalho.

5 - Santander (Av. Nelson Cardoso 1093): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

6 - Santander (Av. Nelson Cardoso 962): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Tempo de espera de 26 minutos.

7 - Santander(Praça Jauru 23 – Taquara): Ausência dos 15 assentos prioritários determinado por lei. Ausência do divisória de privacidade entre os caixas. Ausência da Lei Municipal 5254/2011. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência da escala de trabalho dos caixas e demais funcionários. Banheiro masculino inoperante. Atendimento regular com tempo superior ao determinado por lei, perfazendo um total de 20 minutos. Atendimento prioritário com tempo superior ao determinado por lei, perfazendo um total de 22 minutos.

8 - Bradesco (Av. dos Mananciais , 26): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público que transita pela agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de cartaz informativo de cadeira de rodas.

9 - Bradesco (Av. Geremário Dantas, 335): Ausência de divisória de privacidade. Ausência de guarda-volumes.

10 - Bradesco (Av. Nelson Cardoso, 1114. Taquara): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e o público que transita pela agência. Ausência de aferição do tempo de espera para atendimento no caixa de prioridade e atendimento regular realizado por ordem de chegada, em fila. Ausência da informação de disponibilidade de cadeira de rodas. Ausência do cartaz contendo a Lei Municipal 5254/11.

11 - Bradesco(Estrada dos Três Rios 62): Ausência de divisóriade privacidade.

12 - Bradesco (Estrada do Tindiba, 2003, lj A e B): Ausência de guarda-volumes. Ausência dedivisóriade privacidade entre os caixas e entre estes e o público. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de cartaz informativo de cadeira de rodas.

13 - Bradesco(Estrada do Tindiba, 18. Pechincha): Ausência de guarda-volumes. Ausência de dispositivo de privacidade. Tempo de espera na fila 23 minutos.

14 - Bradesco (Estrada de Jacarepaguá, 7850): Ausência de informativo de cadeira de rodas. Ausência de divisória de privacidade. Não usa senha para atendimento regular. Usa senha sem os itens obrigatórios da legislação: senhas numéricas que identifiquem a instituição bancária e a agência, registrem o horário de entrada e de efetivo atendimento.

15 - Itaú (Rua Tirol, 07. Freguesia): No horário de 9 às 10 horas o atendimento é exclusivo para clientes Itaú. Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público que transita pela agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Assentos em número menor que o quádruplo do número de caixas. Atendimento feito por ordem de chegada não por senha. A agência não realiza autenticação de pagamento no próprio documento.

16 - Itaú (Shopping Rio Center - Av. Geremário Dantas, 404): Ausência de divisória de privacidade. Atendimento através de ordem de chegada. Lei Municipal 5254/2011 não está afixada. Não há guarda-volumes. Ausência de número suficiente de assentos prioritários, apenas três.

17 - Itaú (Av. Nelson Cardoso, 1202. Taquara): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público. Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Atendimento prioritário realizado por ordem de chegada, e não por senha numérica. Autenticação realizada em papel impresso, e não no próprio documento. Ausência de disponibilidade de cadeira de rodas. Ausência de disponibilidade de instalação sanitária. Ausência do cartaz contendo a Lei Municipal 5254/2011. Assentos em número menor que o quádruplo do número de caixas.

18 - Itaú (Av. Nelson Cardoso, 1226): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público que transita pela agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de cartaz informativo de sanitário disponível. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de cadeiras prioritária em número suficiente, a agência possui apenas 03. Cartaz da Lei Municipal 5254/2011 com conteúdo parcial. Ausência de escala de funcionários. Ausência de bebedouro (desligado). Atendimento feito por ordem de chegada. Ausência de senha preferencial.

19 - Itaú (Estrada dos Três Rios, 62 – Freguesia): Ausência de divisóriade privacidade entre os caixas no 2° andar. No térreo, ausência de divisória de privacidade entre caixas e destes para o público.Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação realizada em papel impresso, e não no próprio documento. Ausência de cadeira de rodas. Ausência de cartaz sobre a disponibilidade de instalação sanitária aberta ao público.Ausência do cartaz contendo a Lei Municipal 5254/2011.Assentos em número menor que o quádruplo do número de caixas.

20 - Itaú(Est. Tindiba, 2030/A – Taquara): Ausência de divisóriade privacidade entre os caixas bem como ao público.Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Atendimento prioritário realizado por ordem de chegada, e não por senha numérica.Autenticação realizada em papel impresso, e não no próprio documento. Ausência de informação disponibilidade de cadeira de rodas. Ausência de disponibilidade de instalação sanitária.Ausência do cartaz contendo a Lei Municipal 5254/11. Assentos em número menor que o quádruplo do número de caixas.

21 - Itaú (Estrada do Tindiba, 2695): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisóriade privacidade entre os caixas. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de cartaz informativo de cadeira de rodas. Ausência de assentos prioritários em número suficiente, possuindo apenas três. Ausência de cartaz informativo de instalações sanitárias. Cartaz da Lei Municipal 5254/2011 de forma parcial. Ausência da escala de funcionários. Atendimento feito por ordem de chegada e não por senha. Ausência de senha específica para atendimento prioritário.

22 - Banco do Brasil (Av. Geremário Dantas, 78): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público. Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Autenticação realizada em papel impresso, e não no próprio documento. Ausência do cartaz sobre a disponibilidade de cadeira de rodas. Ausência de cartaz sobre a disponibilidade de instalação sanitária aberta ao público. Ausência do cartaz contendo a Lei Municipal 5254/2011. Tempo de atendimento ao público de 1 hora e 10 minutos. Ausência do número mínimo de 15 assentos. Ausência da escala dos funcionários da agência. Banheiro em local restrito, sendo sua utilização somente com acompanhamento do vigilante.

23 - Banco do Brasil(Estrada dos Três Rios, 223. Freguesia): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisóriade privacidade entre os caixas e entre estes e o público que transita pela agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado. A agência não realiza autenticação no próprio documento. A agência não disponibiliza banheiro e bebedouro.

24 - Banco do Brasil (Estrada do Tindiba, 2089): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisóriade privacidade entre os caixas e entre estes e o público. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de cartaz informativo de cadeira de rodas. Ausência de assentos prioritários em número suficiente, possuindo apenas 10 assentos. Ausência de cartaz informativo de instalações sanitárias. Ausência do cartaz da Lei Municipal 5254/2011. Ausência da escala de funcionários. Tempo de espera na fila superior ao permitido, perfazendo 27 minutos.

25 - Caixa Econômica Federal (Av. Nelson Cardoso 1149, lj d): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público que transita pela agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de banheiro feminino adaptado. Ausência de cartaz informativo de sanitário disponível. Ausência de cartaz informativo de cadeira de rodas. Ausência de cadeiras prioritárias em número suficiente, a agência possui apenas 10. Ausência cartaz da Lei Municipal 5254/2011.

26 - Caixa Econômica Federal(Estrada do Tindiba, 2941): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisóriade privacidade entre os caixas e entre estes e o público que transita pela agência. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de cartaz informativo de cadeira de rodas. Ausência de assentos prioritários em número suficiente, possuindo apenas dois. Cartaz da Lei Municipal 5254/2011de forma parcial.
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