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Operação Tio Patinhas do Procon Estadual autua 24 bancos em Nova Iguaçu

02.09.2014 - 18:12
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Fiscais do Procon Estadual, autarquia ligada à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), vistoriaram nesta terça-feira (02/09) 24 agências bancárias do município de Nova Iguaçu em mais umaação da Operação Tio Patinhas. Todas foram autuadas e serão multadas. Entre os problemas mais encontrados estão a ausência de divisórias de privacidade e a falta de guarda-volumes para os clientes e usuários. Todas as agências que apresentaram estes problemas terão 15 dias para regularizar a situação ou poderão ser interditadas.

Em 22 agências bancárias os fiscais não encontraram divisórias de privacidade entre os caixas e o público que transita pela agência. O dispositivo, que dá segurança às transações bancárias dos clientes, foi encontrado apenas nas agências do HSBC da Rua Luís Guimarães e do Santander da Avenida Nilo Peçanha.

Já os guarda-volumes com chaves, que devem estar localizados antes do acesso ao interior do banco, não foram encontrados em 23 das 24 agências fiscalizadas. Apenas o banco Mercantil do Brasil, localizado na Avenida Governador Amaral Peixoto, possuía o item exigido por lei estadual 6.503/2013. O banco Santander, da Av. Nilo Peçanha, informava em uma placa que a agência possuía o guarda-volumes, mas os fiscais constataram que não era verdade.

Outro problema que chamou a atenção da fiscalização foi o tratamento discriminatório e abusivo dado pelo atendimento do Banco Bradesco, localizado na Avenida Governador Amaral Peixoto, 450. Segundo denúncia de um cliente aos fiscais no momento em que a vistoria era realizada, o banco se recusava a realizar pagamentos de contas inferiores ao valor de mil reais. Funcionários orientavam os consumidores com contas de menor valor a se dirigirem a outros estabelecimentos que prestam o serviço de pagamento de contas, como os Correios.

Nas ações da Operação Tio Patinhas -realizada desde sua retomada, em agosto -, 236 agências bancárias já foram autuadas por diversas irregularidades. O objetivo da fiscalizaçãoéverificar a estrutura dos bancos e o atendimento aos correntistas e consumidores.

Balanço da Operação Tio Patinhas:

1 - Banco do Brasil(Rua Getúlio Vargas, 79): Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Não autenticação no título. Ausência de divisória de privacidade dos caixas em relação ao público. Falha na prestação de serviço, sistema com funcionamento precário com apenas um caixa.

2 - Banco do Brasil (Av. Governador Portela, 1274. Centro): Ausência de divisória de privacidade nos caixas eletrônicos. Ausência de divisória de privacidade entre o público que transita pela agência. Ausência de guarda-volumes. Não faz a autenticação no próprio documento. Tempo de espera para atendimento 1 hora, 2 minutos e 51 segundos.

3 - Banco do Brasil (Rua Otávio Tarquínio, 35. Centro): Sem caixa eletrônico adaptado para deficientes. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e o público que transita pela agência. Ausência de guarda-volumes. Não faz a autenticação no próprio documento.

4 - Bradesco (Av. Governador Portela, 1258): Ausência de guarda-volumes. Ausência divisória privacidade. Tempo de espera de 1 hora e 16 minutos.

5 - Bradesco (Av. Gov. Amaral Peixoto, 450): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público. Ausência de guarda-volumes. O consumidor denunciou no local, que o banco está direcionando os clientes para outros locais - como Casas Bahia - para efetuar o pagamento de contas com valor inferior a R$1.000,00.

6 - Bradesco(Av. Ministro Edgar Costa, 80 - loja 68): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Bem como ao público. Ausência de guarda-volumes. Atendimento prioritário realizado por ordem de chegada. Ausência de caixa adaptado.

7 - HSBC(Rua Luís Guimarães, 175): Ausência do guarda-volumes.

8 - Caixa EconômicaFederal (Praça da Liberdade, 98): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público. Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

9 - Caixa Econômica Federal (Rua Quintino Bocaiuva, 37): Ausência de caixa adaptado. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público. Ausência deguarda-volumes.

10 - Caixa Econômica Federal(Rua Getúlio Vargas, 62): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade entre caixas.

11 - Santander(Av. Gov. Amaral Peixoto, 26): Ausência de caixa adaptado. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de guarda-volumes. Tempo de espera na fila perfazendo 1h e 12 minutos, ressaltando que se trata de senha de prioridade.

12 - Santander (Av. Gov. Amaral Peixoto, 252): Ausência de caixa adaptado. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de guarda-volumes. Tempo de espera na fila perfazendo 1h e 45 minutos, ressaltando que se trata de senha de prioridade.

13 - Santander(Rua Dr. Tibau, 149): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisória de privacidade. Ausência de caixa eletrônico adaptado.

14 - Santander (Av. Gov. Amaral Peixoto, 595): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de guarda-volumes apesar de informado. Constatado tempo de espera de 30 a 50 minutos.

15 - Santander(Av. Nilo Peçanha, 412): Ausência guarda-volumes.

16 - Santander (Rua Otávio Tarquínio, 157): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas. Ausência de guarda-volumes apesar de informado. Constatação de ausência de bebedouro. Banheiro estava interditado.

17 - Itaú(Rua Coronel Francisco Soares, 243): Ausência de divisória de privacidade. Ausência de guarda-volumes. Pagamentos não são autenticados no próprio documento.

18 - Itaú(Av. Nilo Peçanha, 150): Ausência de guarda-volumes. Ausência divisórias privacidade. Comprovante pagamento em papel solto. Ausência caixa eletrônico adaptadoAusência de distribuição de senha preferencial.

19 - Itaú (Av. Gov. Amaral Peixoto, 282): Ausência de caixa adaptado. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público. Ausência de guarda-volumes. Atendimento de 16h às 19h feito somente para clientes do banco. Não há sistema de senha, portanto não há como o consumidor aferir e comprovar o tempo de espera para atendimento.

20 - Itaú (Rua Otávio Tarquínio, 50): Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e o público que transita pela agência. Sem utilização do sistema de atendimento por senha numérica.Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptável. Não faz autenticação no próprio documento.

21 - Itaú (Av. Nilo Peçanha, 478): Ausência de guarda-volumes. Ausência de divisórias de privacidade. Comprovante pagamento em papel solto. Ausência caixa eletrônico adaptadoAusência de distribuição de senha preferencial.

22 - Itaú (Av. Gov. Amaral Peixoto, 471): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público. Ausência de guarda-volumes. O atendimento é feito por ordem de chegada, o que impossibilita o consumidor de aferir e comprovar o tempo de espera para atendimento.

23 - Itaú(Rua Dr. Tibau, 47) Ausência de divisória de privacidade entre os caixas, bem como ao público. Ausência de guarda-volumes. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Atendimento prioritário realizado por ordem de chegada, e não por senha numérica. Autenticação realizada em papel impresso, e não no próprio documento.

24 - Mercantil do Brasil (Av. Gov. Amaral Peixoto, 490): Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência de divisória de privacidade entre os caixas e entre estes e o público.

 

Confira o que saiu na mídia sobre a Operação Tio Patinhas:

O Dia
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