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Procon-RJ divulga cadastro anual das empresas mais reclamadas

11.09.2009 - 10:41

11/09/2009 - 10:41

O setor de telefonia móvel ocupa sete das dez posições da lista das empresas mais reclamadas pelos consumidores junto ao Procon-RJ, no período anual referente a setembro de 2008 a agosto de 2009.

As principais reclamações dos consumidores no órgão sobre o setor de telefonia foram: a cobrança indevida e abusiva na fatura, serviço fornecido inadequado, contrato, entre outros problemas.

Essas reclamações são levadas pelos consumidores ao Procon-RJ e o órgão as registras no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC). O cadastro contém reclamações fundamentadas, atendidas ou não atendidas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas com a primeira intervenção do Procon-RJ e motivaram abertura de processo administrativo.

A divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas decorre de uma determinação do artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e artigo 58, II do Decreto 2.181/97, devendo ser divulgado publicamente e periodicamente no período máximo de 1 (um) ano.

As dez empresas mais reclamadas no ranking de Setembro de 2008 a agosto de 2009 (quantidade de reclamações):

1º Claro (402)

2º Vivo (337)

3º OI Telefonia Fixa (307)

4º Sony Ericsson (306)

5º Tim Celular (292)

6º Embratel Livre (200)

7º Banco IBI - Cred (178)

8º Nokia (163)

9º CEDAE (162)

10º Net Rio (141)
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