Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon RJ, Decon e ANP, interditam os bicos de gasolina de posto na zona oeste por má qualidade

21.11.2022 - 15:58
d2fd53af-52b1-4b13-b966-9249bc3c0f7d_1669057111.6843.jpeg

Nesta quarta-feira(16/11), após o recebimento de denúncias, o Procon Estadual do RJ, Delegacia do Consumidor- Decon e a Agência Nacional de Petróleo- ANP, fiscalizaram seis postos em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Durante a operação foram encontrados fluidos de óleo de freio vencidos desde 2015, ausência de preços e em um posto localizado na Rua Arthur Rios, foi constatado no teste de qualidade, 36% de etanol anidro na gasolina, ou seja, 8% acima do limite permitido pela agência reguladora, o que pode gerar problemas no veículo e causar inúmeros prejuízos aos consumidores. Responsáveis de dois estabelecimentos, onde foram encontrados produtos vencidos e gasolina fora dos padrões permitidos, foram conduzidos à Delegacia do Consumidor-Decon, por policiais civis para prestar esclarecimentos e todos os bicos e tanque do combustível irregular foram lacrados.

O presidente da Autarquia, Cássio Coelho, afirma que:" As operações em conjunto fazem parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Procon e a Polícia Civil do Estado e também com a ANP. Essas parcerias têm sido de muito sucesso e permitem a observação de vários ângulos da relação de consumo, além de darem maior abrangência a fiscalização, oferecendo ao consumidor maior segurança nessa relação, além de coibir de forma mais eficiente possíveis irregularidades".

O objetivo da operação conjunta é avaliar a qualidade dos combustíveis, através do teste de proveta, a quantidade, quando verificamos se a litragem abastecida é a mesma mostrada na bomba de abastecimento, pressão de abastecimento do GNV, que não pode, segundo a ANP, passar de 220 bar, publicidades e exposição correta de preços.

Os estabelecimentos autuados terão 15 dias para defesa e ao final do processo administrativo, poderão ser multados.E caso o consumidor deseje realizar reclamação ou denúncia, poderá contatar o Procon através dos canais de atendimento disponíveis no site da autarquia.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil