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Procon–RJ e Naturgy assinam acordo de cooperação para combate a irregularidades

23.06.2022 - 15:10
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O Procon–RJ e a Naturgy, distribuidora de gás natural do estado do Rio de Janeiro, assinaram nesta sexta-feira (10/6), termos de cooperação para ampliar o atendimento de conciliação, aprimorar o combate às fraudes e capacitar os servidores do Procon Estadual.

–Além de lesar clientes, estado e distribuidora de gás, irregularidades em postos representam uma ameaça à segurança de funcionários, clientes e de todo o entorno do estabelecimento em decorrência do manuseio indevido dos combustíveis como, por exemplo, o gás natural e de suas instalações–, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Procon–RJ, Cássio Coelho.

Os termos de cooperação contemplam capacitações técnicas promovidas pela Naturgy para os servidores do Procon–RJ com o objetivo de aprimorar as operações de fiscalização de fraudes de combustíveis. A Naturgy fornecerá ainda equipamentos de medição que serão utilizados para aferir se o abastecimento está sendo feito corretamente. Isso possibilitará a maior atuação da autarquia no setor de fiscalização.

De acordo com a Naturgy, apenas em 2021, a empresa contabilizou uma perda de mais de 131 milhões de metros cúbicos de gás. Um prejuízo correspondente a mais de R$ 222 milhões. Este ano, o prejuízo já passa de R$ 100 milhões. Além das perdas financeiras para a empresa, a situação impacta diretamente nas tarifas praticadas para o consumidor e também em prejuízos para o Estado, em função da sonegação de impostos pelos postos, prejudicando toda a sociedade.

A presidente da Naturgy, Katia Repsold ressaltou a importância deste trabalho conjunto em parceria com o Procon–RJ em prol da sociedade:

– Ganha o estado e, principalmente, o consumidor, com a melhoria contínua da prestação de serviços, com segurança e qualidade para o cliente final–, afirmou.

A primeira capacitação técnica será realizada no dia 23 de junho, com a realização de um workshop destinado aos fiscais do Procon–RJ. Na ocasião, a Naturgy fará uma demonstração prática da operacionalidade do sistema de gás natural, apontando os principais riscos relacionados a instalações e fornecimento em postos de combustíveis. O objetivo é capacitar os participantes para atividades de fiscalização e de atendimento.

Além disso, será realizado, para servidores e empresários do segmento, um seminário, no dia 13 de julho, no auditório da Emerj, onde serão debatidos temas como mecanismos de fraudes, precificação, o cenário atual e futuro do Gás Natural no estado, além de toda parte de segurança, contando com nomes importantes do setor, como a Naturgy, ANP, Comitê Nacional do GNV, Agenersa, Sindcomb, SEFAZ.

Acordo prevê atendimento expresso para clientes

O termo de cooperação prevê ainda a implementação do "Expressinho ", por meio do qual os clientes de gás natural contarão com um atendimento in loco, dentro do Procon–RJ, na Avenida Rio Branco 25, 5º andar, no Centro. Inicialmente, ele será realizado uma vez por semana. No local, os consumidores poderão tratar suas solicitações com a mediação e a conciliação dos advogados do Procon–RJ, caso necessário.

Além do "Expressinho", a Naturgy já é presença certa no próximo Mutirão de Negociação Financeira do Procon–RJ, que será realizado de forma presencial, entre os dias 25 e 29 de julho, das 10h às 16h. Segundo o diretor de Serviços Compartidos da Naturgy, Mario Nevares, o objetivo é facilitar o pagamento de dívidas e evitar que o fornecimento de gás seja suspenso: "A participação da Naturgy em mutirões realizadas pelo Procon–RJ é uma iniciativa de longa data e sempre com resultados bem-sucedidos", afirmou.

Vale destacar que a Companhia é a concessionária com o menor número de reclamações no Procon–RJ. São cerca de 148 atendimentos por ano, frente aos mais de 1 milhão de clientes de gás natural no estado do Rio.
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