Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ interdita três instaladoras de GNV em operação com a Sedcon e a Polícia Civil

25.05.2022 - 18:40
Procon-RJ_fiscaliza_instaladoras_de_kit_gnv_1653514829.5787.jpeg

Na quarta-feira (25/05), o Procon Estadual do Rio de Janeiro efetuou ação em conjunto com a Delegacia do Consumidor da Polícia Civil e o apoio da Sedcon, acompanhado pessoalmente pelo Secretário Rogério Amorim, para averiguar denúncias de instaladoras de kit de gás natural veicular que estariam realizando o serviço irregularmente. Os agentes fiscalizaram cinco lojas localizadas na Zona Norte, nos bairros de Piedade, Cascadura, Madureira e Bento Ribeiro. Três delas não possuíam autorização para realizar a instalação do GNV e foram interditadas.

Umas das instaladoras fiscalizadas em Piedade e as vistoriadas em Cascadura e Bento Ribeiro não apresentaram certificado de registro de instalador (CRI), que é o documento emitido pelo INMETRO que autoriza a instalação do kit gás natural veicular.

“Esse tipo de operação é muito importante para a segurança do consumidor que utiliza veículo com GNV e também para preventivamente inibir o comércio ilegal do kit GNV, roubos e furtos de veículos, já que muitos equipamentos são retirados destes automóveis para serem comercializados de forma ilegal.” observou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Uma destas lojas não tinham a quantidade de extintores de incêndio exigida pelo corpo de bombeiros, o que pode colocar em risco a segurança dos consumidores e trabalhadores. Os fiscais identificaram ainda inconsistência de valores nas notas fiscais emitidas, que serão remetidas à Secretaria Estadual de Fazenda para apurar o caso.

"Quando a mercadoria vendida acarreta em risco de vida para os consumidores, a fiscalização precisa ser constante e sempre de perto. É preciso que as empresas que trabalham com material de risco como esse tenham muita atenção com esses detalhes, pois são importantes para a segurança dos usuários.", afirmou o secretário estadual de defesa do consumidor, Rogério Amorim.

Os três estabelecimentos, que foram interditados, estão impedidos de realizar qualquer tipo de atividade relacionada à manutenção ou instalação de GNV, até que a situação seja regularizada e comprovada junto ao Procon-RJ. A instaladora de gás natural veicular fiscalizada em Cascadura e uma das vistoriadas em Piedade não apresentaram irregularidades.

 
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil