Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ e Decon interditam quatro clínicas de estética na Zona Norte

17.05.2022 - 19:47
Fiscalização_(1)_1652827666.5481.jpeg

O Procon Estadual do Rio de Janeiro e a Delegacia do Consumidor realizaram ação de fiscalização em quatro clínicas de estética localizadas no bairro de Madureira. Todos os estabelecimentos foram interditados e três responsáveis foram encaminhados pelos policiais à delegacia, sendo dois presos em flagrante e um encaminhado para prestar esclarecimentos. Procedimentos estéticos sem autorização para serem realizados, itens vencidos e ainda produtos sem autorização da ANVISA foram algumas das irregularidades encontradas durante a ação.

Dois estabelecimentos estavam realizando procedimentos estéticos invasivos específicos sem autorização. Em um deles, esteticistas realizavam ozonioterapia, enquanto em outro, as enzimas injetáveis eram aplicadas por profissional não autorizado. Os agentes encontraram ainda a substância lipostabil, item que não possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ser comercializado. Três locais não apresentaram certificado de responsável técnico.

“Realizar procedimento estético sem autorização ou fazer uso de substâncias que não são autorizadas pela ANVISA colocam em risco a vida e saúde do consumidor. As ações conjuntas são muito importantes para coibir esse tipo de prática irregular.”, afirma o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Apesar do uso de máquina de bronzeamento artificial ser proibido, uma das clínicas possuía o aparelho, que foi apreendido pelos policiais da Decon, assim como os demais itens utilizados durante o procedimento.

Ausência de alvará de funcionamento e de licença sanitária foram outras irregularidades encontradas durante a ação. Os órgãos competentes serão oficiados pelo Procon-RJ para adotar as medidas cabíveis.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil