Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ está fiscalizando antecipação de aumento nos postos de combustíveis

11.03.2022 - 17:38
C2C192B8-43DD-4820-A88E-B7D2F6D3E807_1647031090.9497.jpeg

Na tarde desta terça-feira (11/03), o Procon Estadual do Rio de Janeiro iniciou ação de fiscalização para apurar se houve aumento abusivo de preços nos postos de combustíveis após receber denúncias de motoristas. Com o anúncio do reajuste que seria feito pela refinaria na presente data, a autarquia está apurando se houve irregularidade por parte dos fornecedores. Os agentes estão vistoriando postos de combustíveis localizados na capital, Niterói, Campos e Cabo Frio.

Durante a ação, os fiscais estão solicitando informações dos preços de combustíveis praticados entre os dias 01 e 11/03 para apurar uma possível abusividade. O Procon-RJ ressalta que a economia brasileira é baseada na livre iniciativa, podendo o estabelecimento praticar os preços de acordo com seus custos e com a oferta e procura. Apesar disso, os estabelecimentos não podem se aproveitar do anúncio do aumento vindo da refinaria para elevar os preços se ainda não tiverem recebido o combustível com o novo valor.

“O fornecedor que pretende ter uma vantagem manifestamente excessiva em cima do consumidor, em virtude do anúncio do aumento, mas que ainda tem seus custos antigos, está infringindo as normas do código de defesa do consumidor e poderá ser autuado”, declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Os postos que não comprovarem os preços praticados durante a fiscalização, tem o prazo de 10 dias para apresentar as notas fiscais de compra e venda de combustíveis ao Procon-RJ.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil