Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ faz operação e interdita três clínicas de estética na Baixada

16.02.2022 - 18:24
Procon-RJ_fiscaliza_clínicas_de_estética_(2)_1645046653.1295.jpeg

Nesta quarta-feira (16/02), o Procon do Governo do Estado do Rio de Janeiro realizou operação de fiscalização em conjunto com a DECON, Vigilância Sanitária Municipal de Caxias e Nova Iguaçu e CREMERJ. Oito clínicas de estética localizadas em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Recreio dos Bandeirantes foram alvos da fiscalização.

Seis clínicas foram autuadas e quatro estabelecimentos foram interditados, sendo um parcialmente. Em um dos estabelecimentos foram verificadas condições precárias de higiene. Quatrofuncionários e um responsável foram conduzidos para a Delegacia do Consumidor por policiais da unidade especializada.

No Espaço Saúde e Beleza, os fiscais flagraram falta de higiene e condições precárias de funcionamento na sala onde são realizados os procedimentos de hidrolipo. Os agentes constataram instrumentos com a esterilização expirada e sem o devido acondicionamento, ferrugem nas gavetas onde ficam os materiais esterilizados e produtos estocados diretamente no chão. O estabelecimento foi interditado.

Ainda na clínica, gazes sujas e em ambiente mofado, embalagens de máscaras abertas e expostas, toxina butolínica armazenada em geladeira de alimentos, além de medicamentos e produtos vencidos foram encontrados durante a ação. Os agentes identificaram ainda que o material contaminante era despejado em lixo comum, tornando-se um risco biológico. No momento da ação não havia responsável técnico no local. O contrato de prestação de serviço foi recolhido para análise de possível cláusula abusiva.

No Centro de Estética Camila Guerra, os fiscais flagraram álcool em gel e medicamentos vencidos, como por exemplo creme anestésico. Ácido hialurônico e outros produtos utilizados em procedimentos estéticos sem informação quanto a data de validade e manipulação também foram encontrados. Os itens foram apreendidos pelos policiais para análise.

As clínicas Blessed e Medeiros e Paiva foram interditadas e impedidas de realizar procedimentos por não possuírem certificado de licença sanitária. Já na Clínica Semear, os agentes encontraram materiais utilizados em procedimentos estéticos sem informação sobre a esterilização dos itens.

Já no Recreio dos Bandeirantes, na Clínica Rio Derma, foi verificada a ausência de alvará com autorização para clínica, por esse motivo, essa atividade específica foi interditada, as demais atividades do estabelecimento permanecem em funcionamento normalmente, além disso, nesse mesmo local foram encontrados produtos e medicamentos vencidos, como esmaltes, na área de estoque e na área de atendimento, bisturis e enzimas .

 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil