Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ descarta mais de uma tonelada de alimentos impróprios em comunidades da Zona Oeste

11.02.2022 - 13:50
WhatsApp_Image_2022-02-11_at_13.11_.40__1644598229.1448.jpeg

Nesta quinta-feira (10/02), o Procon Estadual do Rio de Janeiro, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Defesa do Consumidor e o Comando Ambiental da Polícia Militar realizaram uma operação de fiscalização em supermercados e depósitos revendedores de água, bebida e gás de cozinha para apurar denúncias de consumidores. Os agentes fiscalizaram 16 estabelecimentos localizados em bairros da Zona Oeste, dentro das comunidades de Rio das Pedras, Muzema, Gardênia Azul, Vila Sapê e Terreirão. Ao todo 1.075,5 kg de alimentos impróprios para o consumo foram descartados. Treze estabelecimentos foram autuados.

Dos quinze supermercados fiscalizados, houve descarte de produtos impróprios para o consumo em doze. Dentre eles havia alimentos vencidos (147,8 kg), sem informação quanto à data de validade e manipulação (888,7kg), mal armazenados (9kg) e carne pré-moída (30 kg). Carnes bovinas e suínas, cortes de frango, salsicha, produtos em conserva, salgados, massas e doces prontos foram alguns dos itens descartados.

Os agentes flagraram um depósito comercializando gelo e bebidas diversas de maneira clandestina. O estabelecimento não apresentou documentação que autorizasse o seu funcionamento e foi autuado. Sujeira e armazenamento inadequado de produtos também foram constatados pelos fiscais. A câmara frigorífica do local foi interditada até que seja comprovada a limpeza e armazenamento adequado dos produtos. Os fiscais identificaram ainda que a empresa usa máquina de cartão de outro CNPJ.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil