Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ e ANP interditam distribuidora de gás de cozinha em Operação Conjunta

07.01.2022 - 17:33
WhatsApp_Image_2022-01-07_at_17.10_.40__1641587621.9843.jpeg

Nesta sexta-feira (07/01), o Procon Estadual do Rio de Janeiro participou de operação conjunta do Batalhão da Polícia Militar Ambiental que teve também o apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A ação fiscalizou quatro distribuidoras de gás de cozinha localizadas nos bairros Rio da Pedras, Anil e Gardênia Azul. Os agentes interditaram um estabelecimento que fazia a revenda do botijão de gás para o comércio ilegal. Outro local foi flagrado realizando a venda sem que tivesse autorização.

Apesar de possuir autorização da ANP para revender gás de cozinha, os agentes flagraram um estabelecimento localizado na Gardênia Azul fazendo a comercialização dos botijões para depósitos clandestinos da região. A distribuidora foi interditada pelo Procon-RJ e também pela Agência Nacional de Petróleo.

Além desta irregularidade, o estabelecimento fazia o transporte inadequado dos botijões. Os itens eram amarrados em motocicletas, o que coloca em risco a vida do consumidor. O motociclista foi conduzido à delegacia. Botijões de gás em condições inadequadas também foram encontrados e os fiscais determinaram que fossem recolhidos e trocados diretamente com o revendedor.

Os agentes identificaram um revendedor clandestino de botijão de gás também no bairro Gardênia Azul, uma vez que a mesma não possui autorização da ANP para a comercialização. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos e todos os botijões foram recolhidos pelos policiais.

Vídeo da operação: https://we.tl/t-MzHwo4aYqzVídeo do presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, fazendo o balanço da operação: https://we.tl/t-XHZwkUiZm4
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil