Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ realiza operação em postos que comercializam GNV

25.11.2021 - 13:58
WhatsApp_Image_2021-11-25_at_13.52_.34__1637859502.8463.jpeg

O Procon Estadual do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (24/11), uma fiscalização em postos de combustíveis da Zona Norte do Rio de Janeiro. A operação contou com o apoio da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor. O objetivo da ação foi apurar denúncias de consumidores. Cinco estabelecimentos foram vistoriados, quatro foram autuados e seis bicos de combustíveis foram lacrados.

Na última semana, os agentes do Procon-RJ fizeram curso de capacitação para realizar fiscalização em postos que comercializam GNV e hoje fizeram a primeira ação deste tipo na capital. Além de dois estabelecimentos que comercializam GNV, foram vistoriados também três postos que vendem etanol, gasolina e diesel.

Em um posto os agentes lacraram dois bicos de GNV cuja pressão máxima de abastecimento marcada no manômetro estava superior a 220 bar, o que põe em risco a segurança do consumidor. Nesse mesmo posto, os fiscais constataram que havia banner promocional que induzia o consumidor em erro com relação ao preço que estava pagando pelo GNV. Em outro, quatro bicos de gás natural veicular foram lacrados por constatar, na aferição, que o consumidor recebia menos combustível do que pagava.

Os outros dois postos induziam o consumidor em erro com relação à sua bandeira. Além disso, os fiscais encontraram irregularidades em relação à documentação pertinente e outras infrações administrativas. Apenas em um estabelecimento, os fiscais não encontraram problemas.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil