Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon-RJ visita Casimiro de Abreu e constata precariedade no serviço fornecido pela ENEL

15.04.2021 - 10:33
procon-rj_em_casimiro_de_abreu_(7)_1618493618.93.jpeg

Nesta quarta-feira (14/04), agentes do Procon Estadual do Rio de Janeiro estiveram no município de Casimiro de Abreu para verificar como está sendo prestado o serviço de energia elétrica fornecido pela concessionária. O vereador Pedro Gadelha esteve na sede da autarquia no primeiro trimestre deste ano e solicitou apoio em relação à falha na prestação de serviço da Enel. Os fiscais visitaram residências e estabelecimentos comerciais em seis bairros e conversaram com residentes e responsáveis. Em todos os 17 endereços vistoriados os moradores informaram que há frequente falta de luz.

Além do serviço ser irregular, o prefeito da cidade, vereadores, moradores e comerciantes informaram que os picos de energia são constantes, ocasionando inclusive queima de lâmpadas, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Outra reclamação recorrente foi da energia fraca, impossibilitando a utilização de ar condicionado por exemplo.

Segundo os responsáveis dos estabelecimentos comerciais visitados, a oscilação no serviço fornecido pela Enel prejudica o funcionamento, ocasionando prejuízos financeiros não apenas por ter que fechar o comércio. Alguns já perderam freezer, geladeira, aparelho de som, alimentos, impressora, roteador, monitor, tv e ar condicionado devido à queda de energia. Três deles utilizam inclusive gerador de energia, para não depender apenas da concessionária.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil