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Dez empresas que mais fizeram acordo no Procon-RJ em 2019 e o ranking de reclamações

17.02.2020 - 14:40
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O Procon Estadual, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, lista as 10 empresas que mais receberam reclamações e as 10 que mais fizeram acordos ou solucionaram os problemas do consumidor. O ranking das empresas que mais fizeram acordos é relativo àquelas que possuem alto índice de solução dos problemas encerrando em conciliação o processo administrativo na autarquia. Já a classificação das mais reclamadas representa o total das queixas recebidas pelos canais de atendimento online e presenciais.

O primeiro lugar do ranking das empresas que mais resolvem os conflitos é da Net, com 78 % de conciliações feitas. Em seguida a Claro Móvel e Fixo (Embratel), com 76,5% e 73% de soluções, respectivamente. O quarto lugar do ranking ficou com a Vivo (67,5%). Para comparar, a Vivo está em sexto lugar no ranking das empresas mais reclamadas, mas aparece em quarto lugar no ranking das empresas que mais resolvem os conflitos, com 67,5% de acordo. O ranking segue com as seguintes empresas e seus percentuais de solução de conflitos entre parênteses: Oi Fixo e Móvel (66%), Sky (60%), Via Varejo (59%) e Tim (56%).

“É importante analisarmos o ranking das empresas que mais fizeram acordo ou solucionaram o problema do consumidor” ressalta Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ. “Várias das empresas nesta relação fazem parte de nosso projeto de cooperação e tem representantes no posto de atendimento em nossa sede, com isso agilizamos o encaminhamento dos problemas apresentados pelos consumidores e fazemos com que eles sejam resolvidos de imediato na maioria das vezes, sem a necessidade de abertura de processos ou aplicação de multas”, esclareceu.

Já no quesito reclamações, a Light Serviços de Eletricidade S/A foi a empresa que mais teve registros no setor de atendimento da autarquia, pelo segundo ano consecutivo. Segundo as informações do SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), foram inseridas no cadastro do Sistema 3.594 reclamações, superando em 1.520 as reclamações do ano passado. A segunda colocação foi da Oi (fixo) com 3.082 reclamações. Em seguida, com 2.834 reclamações, vem a CNova (sites das Casas Bahia, Ponto Frio e Supermercados Extra, entre outros). A quarta posição fica com a operadora Tim Celular com 2.365 queixas e a B2W (site das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime) vem em seguida com 2.682 atendimentos. A operadora Vivo (1.317), a Via Varejo (1.159) - lojas físicas das Casas Bahia e Ponto Frio -, a Net Rio (1.132), Claro Móvel (1.068) e Sky Brasil (949), ocupam, nessa ordem, os lugares seguintes do ranking.

As 10 empresas mais demandadas somam 22.918 registros do geral das reclamações recebidas presenciais e online. Durante o ano todo de 2019 foram realizados 93.990 atendimentos pelo telefone 151, pelos canais online – site e aplicativo e também pelos canais presenciais, incluindo a sede da autarquia, localizada no Centro do Rio, e seus postos de atendimento no Estado. “Evidente que as empresas com grande quantidade de clientes e usuários tem maior probabilidade de ter mais reclamações. É importante avaliar a proporção entre a quantidade de clientes e reclamações”, ressalta o presidente, Cássio Coelho.

 

Ranking das empresas que mais fizeram acordo:

1. Net - 78,4%

2. Claro Móvel - 76,5%

3. Embratel - 73%

4. Vivo - 67,5%

5. Cnova - 67%

6. Oi fixo - 66%

7. Oi Móvel - 66%

8. Sky - 60%9. Via varejo -59%

10. Tim - 56%

 

Ranking das empresas mais reclamadas:

1. Light - 3.594

2. Oi fixo - 3.082

3. Cnova – 2.834

4. Tim - 2365

5. B2W - 1652

6. Vivo - 1317

7. Via varejo - 1159

8. Net - 1132

9. Claro Móvel - 1068

10. Sky - 949
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