Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba Limpa fiscaliza postos de combustíveis em Búzios e Cabo Frio

07.11.2019 - 10:48
20191104_181627_site_1573134469.19.jpg

Nestas segunda e terça-feira (04 e 05/11), o Procon Estadual participou de ações da Operação Bomba Limpa em conjunto com agentes da Operação Barreira Fiscal, da Secretaria de Estado de Governo, e do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ). Os cinco postos de combustíveis vistoriados estão localizados nas cidades de Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Dois dos postos fiscalizados em Búzios – o Posto Manguinhos (Av. José Bento Ribeiro Dantas, 5.900) e o Auto Posto Marina Búzios (Lot. Enseada Azul, S/Nº, Qd. 1, Lot. 1) – foram autuados por terem uma bomba de combustível que não passou no teste da Bomba Baixa. As duas bombas que apresentaram o erro na aferição de volume foram lacradas e só serão desinterditadas após o Ipem-RJ confirmar que a irregularidade foi sanada. No Auto Posto Marina Búzios a fiscalização também identificou que tinha defeito no mostrador do visor do bico de um dos tanques de diesel – o dígito do milésimo de centavo estava apagado. Os fiscais determinaram o prazo de 15 dias para sanar a irregularidade e a comprovação de sua correção junto ao Procon.

Em outros dois postos a fiscalização encontrou extintores despressurizados que não estavam preparados para o uso em caso de necessidade. No Posto Búzios do Futuro (Av. 12 de Novembro, 2.201 - Búzios) foram encontrados dois extintores despressurizados e um no Posto Cabo Frio (Av. América Central, 1815 – Cabo Frio). O Posto Búzios do Futuro vendia óleos e lubrificantes sem que o preço dos produtos estivesse visível para o consumidor e não exibia o cartaz obrigatório do Disque 151 do Procon Estadual. Os fiscais determinaram a correção imediata dessas irregularidades, o que ocorreu ainda durante a vistoria.

No Posto Sol Gás (Est. dos Passageiros, 1.201 – Cabo Frio) havia um lacre do Ipem-RJ em uma das bombas de combustível que estava rompido. Este foi substituído e a bomba continuou normalmente em funcionamento.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil