Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual fiscaliza estabelecimentos em Mendes e Volta Redonda

12.09.2019 - 17:32
IMG_20190911_103234655_HDRedt_1568320350.17.jpg

O Procon Estadual realizou duas ações de fiscalização nesta terça e quarta-feira (10 e 11/09). Na terça-feira os fiscais estiveram no município de Mendes a pedido do Ministério Público Estadual, vistoriaram quatro farmácias e todas foram notificadas. Já nesta quarta, foram inspecionados três postos de combustíveis em Volta Redonda. Apenas um posto não foi autuado.

Na terça-feira (10) os fiscais estiveram em Mendes e constataram que os valores dos medicamentos comercializados em todas as quatro farmácias do município estão dentro dos limites informados pela revista Preço Médio ao Consumidor (PMC) atualizada. No entanto, alguns produtos e medicamentos estavam sem a etiqueta de preço e os fiscais determinaram a adequação imediata.

Na fiscalização de ontem (11) por solicitação da Câmara Municipal de Volta Redonda, os fiscais vistoriaram três postos de combustíveis. Dois deles tiveram bicos de bombas lacrados por ficarem reprovados no teste do galão de 20 litros. O posto Aliança de Volta Redonda de Combustíveis chegou a marcar 80ml abaixo do zero na bomba de diesel, sendo que a tolerância legal é de 60ml. O Posto Cidade do Aço também ficou reprovado neste e no teste de proveta, que mede a quantidade de álcool na gasolina.

Confiram abaixo o balanço da Fiscalização em Mendes em 10/09/2019:

1- Drogaria Macedo (Rua Capitão Francisco Cabral, 109, Centro – Mendes): Ausência de preço em diversos produtos expostos à venda, sendo determinada a adequação imediata. Os valores dos medicamentos comercializados no local estão dentro dos limites informados pelo PMC atualizado.

2- Drogaria Povão (Rua Capitão Francisco Cabral, 12, Centro – Mendes): Ausência do cartaz com endereço e telefone do Procon. Ausência do cartaz do livro de reclamações. Ausência de autenticação no Livro de Reclamações. Os valores dos medicamentos comercializados no local estão dentro dos limites informados pelo PMC atualizado.

3- Droga Neves (Rua Capitão Francisco Cabral, 8, Centro – Mendes): Ausência de preço em diversos produtos expostos à venda, sendo determinada a adequação imediata. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Os valores dos medicamentos comercializados no local estão dentro dos limites informados pelo PMC atualizado.

4- Drogaria Santa Cruz (Praça Dr. João Neri, 26, Centro – Mendes): Ausência de preço em diversos produtos expostos à venda, sendo determinada a adequação imediata. Ausência do Livro de Reclamações. Os valores dos medicamentos comercializados no local estão dentro dos limites informados pelo PMC atualizado.

Confiram abaixo o balanço da Fiscalização em Volta Redonda em 11/09/2019:

1- Posto Cidade do Aço (Av. Lucas Evangelista de Oliveira Franco, 90 – Volta Redonda): ausência de preço nos produtos expostos à venda, realizado o teste no galão de 20 litros, foi constatada “bomba baixa” no bico n° 50 de gasolina aditivada uma vez que o resultado foi de 100 ml abaixo de zero, ou seja, 40 ml abaixo da tolerância legal, sendo este lacrado. Realizado teste de proveta para averiguação de porcentagem de álcool na gasolina comum com aditivo grid, o resultado foi de 27%. Estando abaixo do limite que a ANP estabelece de 26%, e que o responsável apresentou um boletim de conformidades emitido pela Petrobras distribuidora s/a contendo o limite de 28%, ou seja, havendo uma divergência entre a ANP e a distribuidora. Ficando determinado o prazo de 15 dias para os devidos esclarecimentos.

2- Aliança de Volta Redonda de Combustíveis (Rua Vinte e Três, Vila Santa Cecilia – Volta Redonda): Foram lacrados os bicos “3” e “14” de gasolina comum visto que Na aferição de 20 litros foi constatada “bomba baixa”, uma vez que o resultado foi de 280 ml abaixo de zero no bico “3” e de 200ml no bico “14”. Foi lacrado bico “1” do diesel visto que o resultado foi de 80 ml abaixo de zero foi lacrado o bico “19” de gasolina aditivada DT Clean visto que na aferição de 20 litros foi de 30 ml abaixo de zero. Foi lacrado o bico “27” gasolina aditivada Octra Pro Clean visto que na aferição de 20 litros foi de 40 ml abaixo de zero.

3 - Posto Shell JK (Avenida Amaral Peixoto, 957, Centro): não apresentou irregularidades.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil