Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autuou dois supermercados na Zona Norte

14.06.2019 - 16:42
20190614_091550edt_1560541348.95.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização em dois supermercados da Rede Economia nesta sexta-feira (14/06). Ambos foram alvos de denúncias recebidas pela autarquia. Os dois foram autuados por várias irregularidades e os fiscais descartaram 65kg e 200g de alimentos impróprios ao consumo.

A filial da rede localizada em Cachambi (Rua Cachambi, 354) foi autuada por armazenar cerca de 50kg de alimentos impróprios ao consumo. A fiscalização encontrou, 10kg e 300g de carne bovina, 15kg de pão francês, 200g de frios diversos e 10kg e 900g de fígado bovinosem especificação sobre a data do fracionamento, manipulação e nova data de validade. Outros 12kg de fígado bovino estavam vencidos. Os fiscais também constataram problemas estruturais nas câmaras de refrigeração, como porta com ferrugem e borracha solta, tendal enferrujado e ralo sem tela de proteção contra insetos.

Já na filial da Rua Carolina Machado, 990, em Osvaldo Cruz, os fiscais descartaram cerca de 15kg de alimentos, sendo a maior parte deles produtos vencidos. La também foram constatados problemas estruturais nas câmaras de armazenagem como pisos rugosos, ferrugem e piso e ralos quebrados.

Balanço da Fiscalização

1-Rede Economia (Rua Cachambi, 354/362 – Cachambi): Produtos mal armazenados, com a embalagem diretamente no chão, sem especificação sobre fracionamento, manipulação e nova data de validade, encontrados na área de preparo do açougue: 10kg e 300g de carne bovina; encontradas na área de produção da padaria: 15 kg de pão francês; na câmara resfriada: 200g de frios diversos; encontrados na câmara de congelados de frango e miúdos: 10kg e 900g de fígado bovino. Produtos com data de validade expirada: 12 kg de fígado bovino vencido em 03/05/2019. Problemas estruturais: câmara resfriada do açougue: porta com ferrugem e borracha solta, área de preparo do açougue: ralo não sifonado e piso quebrado. Câmara congelada do açougue: tendal enferrujado. Câmara congelada de embutidos: ralo sem tela de proteção na entrada da câmara. Câmara congelada de frango e miúdos: sala da entrada sem tela de proteção. Câmara resfriada de laticínios: pisos quebrados. Ausência do Livro de Reclamações. Todos os produtos foram inutilizados na presença dos fiscais.

2-Rede Economia (Rua Carolina Machado, 990, Osvaldo Cruz): Produtos mal armazenados, sem refrigeração encontrados na área de preparo de laticínio: 1kg e 800g de peito chester embutido, 100g de mortadela, 300g de marrom glacê. Produtos sem especificação quanto a data de manuseio e nova data de validade encontrados na área de preparo de laticínios: 800g de queijo minas, 1kg de presunto; encontrados na área de estoque da padaria: 200g de fermento, 1 garrafa de 100 ml de aroma artificial, 1 garrafa de 100 ml de corante artificial. Produtos vencidos encontrados na área de preparo de laticínio: 1kg e 200g de marrom glacê; encontrados na câmara resfriada de laticínios: 3kg e 200g de mortadela; encontrados na área resfriada do açougue: 8 kg de orelha suína salgada. Todos os produtos impróprios foram descartados pelo responsável na presença dos fiscais. Problemas estruturais: ralo quebrado na área de preparo de laticínios, câmara congelada de laticínio/sorvete: chão rugoso. Câmara resfriada de laticínio: piso com parte rugosa. Câmara resfriada do açougue: pontos de ferrugem na porta. Câmara congelada de açougue: piso quebrado, porta enferrujada com placa solta. Na área de padaria: pisos quebrados, ferrugem na coluna próximo na área de estoque. Ausência do cartaz informando a disponibilidade o Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil