Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual encontra 131 ônibus que operam para o BRT parados em garagens

24.05.2019 - 15:17
20190522_104201edt2_1558721868.63.jpg

Os fiscais do Procon Estadual realizaram desde a última quinta-feira (16/05) uma série de vistorias nas garagens de ônibus de empresas que fazem parte do consórcio que opera o sistema de transporte BRT. Os fiscais flagraram um total de 131 veículos parados nos quatro dias de fiscalização em garagens de 10 empresas.

Na última quinta-feira (16/05), a fiscalização vistoriou três garagens dos ônibus BRT. São elas: Pégaso, no bairro Cosmos; Jabour, em Senador Vasconcelos; e Transporte Campo Grande, em Senador Camará. Nesse dia, os fiscais identificaram um total de 88 ônibus articulados do BRT parados nas garagens. Na sexta-feira (17/05), foram encontrados 35 veículos do BRT parados nas garagens das empresas Transporte Barra e Viação Redentor, em Jacarepaguá, e Três Amigos, em Bento Ribeiro.

Já na segunda-feira (20/05) foram flagrados cinco ônibus parados nas garagens das empresas Paranapuan e Normandy, na Ilha do Governador e Bonsucesso, respectivamente. Na terça-feira (21/05) os fiscais flagraram apenas três ônibus parados nas viações Caprichosa, em Parada de Lucas, e Auto Viação Tijuca, em Bonsucesso.

Nesta última quarta-feira (22/05) os fiscais estiveram no Terminal Alvorada do BRT, onde estavam ônibus articulados que estariam aguardando o início de seu horário de operação no estacionamento do terminal. No período da manhã - em horário de maior movimento e demanda de passageiros, chamado de horário de "pico" (das 5h às 9h) - havia oito ônibus articulados e seis não articulados, totalizando 14 veículos. Já no período chamado de "entre pico" (das 9h às 15h), havia 40 ônibus articulados do BRT parqueados no estacionamento do terminal, em intervalo dos turnos de circulação.A fiscalização também constatou que, apesar do total de veículos estabelecidos no consórcio BRT ser de 387 - conforme informação fornecida pelo responsável -, há um planejamento pelo consórcio de circulação de 267 veículos apenas. Ainda assim esse planejamento não é cumprido, tendo sido colocado em circulação naquele dia apenas 240 veículos, incluídos nesse número os que estavam parqueados na estação Alvorada.

Os fiscais também verificaram que as vias de circulação exclusiva do BRT estão em mau estado de circulação, com buracos e elevações no asfalto, como por exemplo, nos trechos entre as estações Interlagos/Pedra De Itaúna, Gláucio Gil/Benvindo de Novaes, Recanto das Garças/Notredame e Notredame/Dom Bosco.

Como resultado da operação o presidente do Procon Estadual, Cássio Coelho,,abriu um ato de investigação solicitando às empresas participantes do consórcio que justifiquem a grande quantidade de ônibus encontrados parados nas garagens e o mal estado de conservação de muitos destes e dos que estão rodando. O ato também determina que elas apresentem os procedimentos que estão fazendo para solucionar estes problemas e da superlotação dos veículos do BRT que estão em circulação. Elas têm 10 dias para darem uma resposta. Se está não for apresentada ou não for aceita pelo departamento jurídico do Procon, um ato sancionatório será instaurado, o que poderá levar a uma multa para o consórcio.

Balanço da fiscalização:

Dia 16/05

1-Pegaso (Avenida Cesário De Melo, 8121 - Cosmos): Dos41 veículos do BRT em manutenção na oficina com problemas mecânicos, elétricos e de lanternagem crônicos, 35 estavam há mais de 100 dias parados e cinco estão prestes a serem liberados para circulação. Em relação aos demais, não é possível precisar quando haverá liberação, pois segundo informações prestadas pelo responsável, muitos dependem de peças fornecidas pela fabricante. Atualmente, segundo representante da empresa no local, encontram-se em circulação 17 veículos do BRT, sendo 15 articulados e dois padrão.

2-Jabour (Avenida Santa Cruz, 12375 - Senador Vasconcelos): O responsável informou que são 91 veículos do BRT dessa garagem e 46 deles estavam parados por diversos motivos.

3- Transporte Campo Grande (Avenida Santa Cruz, 7825 – Senador Camará): A empresa é responsável por apenas dois veículos BRT, mas um em circulação e outro parado na garagem.

17/05

1-Viação Três Amigos (Rua Picuí, 505 – Bento Ribeiro): O responsável informou que a garagem possui 27 veículos BRT e 11 estavam parados para manutenção. Não foram apresentadas as ordens de serviços de todos os veículos em manutenção, que deverão ser entregues no prazo de 10 dias ao Procon.

2-Transportes Barra (Rua Analia Franco, 150 – Jacarepaguá): Conforme informações prestadas pelo representante responsável no local, a empresa possui 28 veículos BRT. No local havia oito veículos BRT parados para manutenção na oficina, conforme ordens de serviço apresentadas. Destes, dois veículos pertenciam à empresa Viação Redentor e outros cinco veículos pertenciam à empresa Transporte Futuro.

3-Viação Redentor (Estrada do Gabinal, 395 – Jacarepaguá): Conforme informação prestada pelo representante da empresa, a garagem possui o total de 32 veículos do BRT da Viação Redentor. No local havia quatro veículos BRT da empresa parados para manutenção na oficina, conforme detalhado nas ordens de serviço. Outros seis veículos parados pertenciam à empresa Transporte Barra e outros seis da empresa Transporte Futuro.

4- Transporte Futuro (Garagem da Viação Redentor): Conforme informação prestada pelo representante da empresa Viação Redentor, a Transporte Futuro possui o total de 42 veículos BRT e seis estavam parados.

20/05

1-Transporte Paranapuan (Estrada do Galeão, 178, LT 14 A 16 – Ilha do Governador): A empresa possui o total de sete carros BRT, conforme informações prestadas pelo responsável no local. Havia quatro veículos do BRT parados para manutenção por defeitos mecânicos e elétricos conforme detalhados na ordem de serviço apresentada.

2- Normandy (Rua Barreiros, 21 – Bonsucesso): Conforme informação pelo responsável no momento, a frota total é de 44 veículos, contudo no plano BRT está previsto apenas 42 veículos para circulação. Havia um veículo BRT parado no local aguardando a chegada de peças para reparo há aproximadamente um mês. Foi determinado o prazo de 10 dias para apresentação da ordem de serviço do veículo na sede do Procon.

21/05

1-Caprichosa (Rua Bulhões Marcial, 361 – Parada De Lucas): A empresa possui um total de 22 veículos BRT. Havia dois veículos do BRT em manutenção conforme cópias das ordens de serviço apresentadas.

2- Auto Viação Tijuca (Rua Barreiros, 21 – Bonsucesso): A empresa possui 12 veículos BRT, mas que o plano de operações do BRT prevê apenas 11. Há um veículo parado há aproximadamente uma semana aguardando peça para o seu conserto. Foi dado o prazo de 10 dias para apresentação da ordem de serviço do veículo na sede do Procon.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil