Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Operação Bomba Limpa autua dois postos de combustíveis neste sábado

16.03.2019 - 15:55
IMG-20190316-WA0016_1552762397.77.jpg

Ação integrada da Operação Bomba Limpa, da Secretaria de Estado de Governo com o PROCON, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro - IPEM-RJ, a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados – DDSD, a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, vistoriou três postos de combustível na manhã deste sábado (16/3), nos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Curicica, na Zona Oeste.

Os fiscais do Procon Estadual verificaram a quantidade do combustível que efetivamente é adquirida pelo consumidor em relação ao valor registrado na bomba. Eles autuaram dois postos que realizavam a prática conhecida como "Bomba Baixa" que foi constatada no teste feito pelos fiscais do IPEM. As bombas foram lacradas.

O Posto RIO 2, localizado na Av. Embaixador Abelardo Bueno, 2300, na Barra da Tijuca, foi um deles. No teste de 20 litros, o bico de gasolina aditivada estava com uma diferença de 100ml em um galão e 120ml no segundo galão. Além disso, os fiscais constataram ausência de preços em produtos expostos à venda, do cartaz informando o endereço e telefone do Procon e, ainda, não foram apresentados o certificado de aprovação e Laudo de Exigências Corpo de Bombeiros do Estado, a licença de operação ambiental e a autorização de revenda pela a ANP. Os dois extintores vazios que foram encontrados, foram imediatamente substituídos e as folhas do livro de reclamações foram recolhidas.

Já o Posto Frentana - Bandeira Branca, localizado na Estrada dos Bandeirantes, 7800, em Curicica, apresentou 80 ml de diferença no teste realizado na bomba de gasolina comum. Lá também estavam ausentes os preços nas mercadorias.

O Posto Megao, localizado na Av. das Américas, 17485, no Recreio dos Bandeirantes foi notificado a apresentar a licença de operação ambiental, que estava vencida desde março/2016, e a disponibilizar um exemplar do Livro de Reclamações no prazo de 15 dias.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil