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Mutirão do Procon Estadual realiza 1248 atendimentos nesta sexta-feira

15.03.2019 - 19:40
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Marcando a passagem do Dia Mundial do Consumidor, o Procon Estadual realizou um mutirão de atendimento de reclamações e negociação de dívidas nesta sexta-feira (15/03). Foram realizados 1.248 atendimentos a consumidores que procuraram a tenda do evento, montada no Largo da Carioca, no Centro do Rio. Desse total, 112 foram apenas orientações aos consumidores. Com as 17 empresas representadas no mutirão, foram firmados 255 acordos, o que corresponde a 59% do total de atendimentos relacionados ao Procon-RJ. Os outros 179 atendimentos encerrados sem solução receberam um prazo para retornarem à Autarquia. Também foram feitas 702 consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), um serviço oferecido pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio).

Entre as empresas presentes no mutirão, estavam operadoras de telefonia (Claro, Oi, Vivo, Tim e Nextel); bancos (Itaú, Bradesco, Santander e Caixa Econômica Federal); a loja de Departamentos Leader; concessionárias de serviços públicos (Light, Enel, Cedae e Naturgy – ex-CEG), o sindicato dos Lojistas do Comércio do Municipal do Rio de Janeiro (SindilojasRio) e operadoras de TV por assinatura (Net e Sky). A presença dos representantes das empresas no mutirão possibilitou que, na maioria dos casos, o consumidor saísse do local com uma solução para seu problema. As reclamações referentes a empresas que não estavam no mutirão foram atendidas pelos funcionários do Procon Estadual e encaminhados para resolução posterior na sede da autarquia.

A equipe de fiscalização do Procon-RJ ficou de prontidão no mutirão para atender e verificar as denúncias dos consumidores relativas a estabelecimentos da região.

As mais procuradas

A empresa mais procurada foi a Light, realizando 77 atendimentos. Ela também foi a que teve o maior índice de acordos do mutirão. As outras empresas mais procuradas foram do setor bancário: Bradesco, com 76 atendimentos, Caixa com 62, e Itaú com 43. 

Entre os consumidores que conseguiram solucionar seu problema no mutirão, estava o militar Carlos Alberto Gomes, que fez uma conciliação com o Itaú, onde ele conseguiu um desconto de mais de 99% em uma dívida de 20 anos que possuía com o banco. O consumidor tinha uma conta salário no Itaú que foi transferida para o Banco Bradesco. Nessa mudança, ele acabou esquecendo de efetuar o pagamento de uma fatura do cartão de crédito do banco Itaú, que deixou de usar. Apenas na quinta-feira (14/03), véspera do mutirão, passados quase 20 anos, ele soube que seu nome estava negativado devido a essa dívida com o Banco Itaú ao tentar efetuar o aluguel de uma casa na praia. Depois de todo esse tempo, os juros foram se acumulando, totalizando uma dívida de mais de R$35 mil. Carlos Alberto conseguiu uma conciliação para quitar o débito, reduzindo seu valor para apenas R$260,00. Além do mais, o consumidor demorou apenas 30 minutos para ter o seu problema resolvido no mutirão. “Fiquei arrepiado de tão emocionado do Procon ter me ajudado a fechar um acordo tão bom com o Itaú” relatou o consumidor satisfeito.

Durante o Mutirão do Consumidor, houve duas denúncias de empresas localizadas no Edifício Avenida Central, no Largo da Carioca, que foram verificadas pela equipe de fiscalização do Procon-RJ. As empresas verificadas foram: Drogaria Pacheco e Restroom. Na drogaria, os fiscais constataram produtos com preço promocional para clientes cadastrados com tamanho maior que o preço praticado para outros clientes, o que acaba induzindo os consumidores em erro. A empresa foi notificada e tem 15 dias para sanar a irregularidade. Já a outra denúncia era de que a empresa não praticava a gratuidade para maiores de 60 anos no uso de seu banheiro, cujo utilização era cobrada. Porém a acusação não foi comprovada.
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