Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua dois mercados e cinco restaurantes na Gávea e no Recreio

01.11.2018 - 17:40
site_1541104788.57.jpg

O Procon Estadual realizou mais uma ação de fiscalização em restaurantes e supermercados nesta quinta-feira (01/11). Os fiscais vistoriaram nove estabelecimentos na Gávea e no Recreio dos Bandeirantes. Desses, sete foram autuados. O total de produtos descartados foi de 20kg e 680g de alimentos impróprios ao consumo.

Somente no Camolese (Rua Jardim Botânico, 983 – Gávea) foram descartados 11kg e 280g de alimentos entre doces vencidos e 1kg e 380g de maionese sem especificação de data de vencimento. O local não contava com alvará de funcionamento, certificado do Corpo de Bombeiros nem de potabilidade da água e não possuía exemplar do Livro de Reclamações.

O restaurante Prado (Praça Santos Dumont, 31 – Gávea) armazenava 2kg e 300g de linguiça e pão artesanal sem especificar o prazo de validade e outros 7kg e 100g de dadinhos de tapioca e massa para pastel que estavam vencidos. Lá não haviacertificadosde dedetizaçãoede potabilidade da água.Além disso, foram encontrados problemas estruturais, como: lixeiras sem tampa e sem acionamento por pedal, ralos quebrados sem proteção contra insetos, piso quebrado e pontos de ferrugem na porta da câmara resfriada.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Supermarket (Av. das Américas, 14.041 – Recreio) e Mundial (Av. das Américas, 13701 – Recreio).

 

Balanço da Operação:

1 – Bagatelle (Praça Santos Dumont, 31 – Gávea): Problemas estruturais: ferrugem nas prateleiras da câmara refrigerada. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz sobre o fornecimento de água potável e gratuita. Ausência do cartaz de combate a violência contra a mulher.

2 – Camolese (Rua Jardim Botânico, 983 –Gávea): Ausência do alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Vencidos: 2kg e 500g de trufas, 2kg e 200g de brownie, 2kg de mousse de chocolate, 500g de churros, 2kg e 700g de brigadeiro. Sem especificação de validade: 1kg e 380g de maionese.

3 – Hortilife (Av. das Américas, 17.701, lojas I e J – Recreio): Ausência de balança para consultas do consumidor e do certificado de potabilidade da água. Problemas estruturais: câmara de laticínios resfriada e congelada com ralo sem tela e câmara de laticínios congelada com o trilho da porta enferrujado. Produtos sem informação da validade: 4kg e 500g de pontas de frios e 3kg e 100g de recheio para pizza.

4 - Inverso Gávea (Praça Santos Dumont, 31, Gávea): Ausências do cartaz do Disque 180 (denúncias de casos de violência contra a mulher), do cartaz que informa a oferta gratuita de água potável aos clientes, do certificado do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações.

5 - Restaurante Prado (Praça Santos Dumont, 31 – Gávea): Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado de potabilidade da água. Problemas estruturais: lixeiras sem tampa e sem acionamento por pedal, ralos quebrados sem proteção contra insetos, piso quebrado e pontos de ferrugem na porta da câmara resfriada. Produtos sem informação da validade: 1kg e 200g de linguiça artesanal, 1kg e 100g de pão artesanal fatiado. Vencidos: 3kg e 600g de dadinho de tapioca, 2kg e 500g de massa de pastel.

6 – Pão de Açúcar (Av. das Américas, 19019 – Recreio): Duto de ar da câmara de resfriados com ferrugem.

7 – Rubaiyat (Praça Santos Dumont, 31, Gávea): Problemas estruturais: pisos quebrados na peixaria e câmara de congelados, lixeira com pedal quebrado.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil