Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual interdita churrascaria em Jacarepaguá

13.09.2018 - 16:03
20180913_115412edt2_1536865382.68.jpg

O Procon Estadual realizou uma ação de fiscalização nesta quinta-feira (13/09) na cidade do Rio, em Freguesia (na região de Jacarepaguá, Zona Oeste) e em Botafogo (Zona Sul). Os fiscais vistoriaram e autuaram oito locais. Um deles, Freguesia, foi interditado pelas péssimas condições de higiene. Foram descartados 20kg e 100g de alimentos impróprios ao consumo, além de 50 litros de chope vencidos.

A churrascaria Delícia Gaúcha, localizada na Estrada de Jacarepaguá, 7753, foi interditada. Lá os fiscais encontraram a cozinha em péssimas condições de higiene. Havia acúmulo de gordura em armários, nos utensílios e nas paredes. A geladeira estava quebrada e com acúmulo de sujeira. A lixeira sem tampa e com comida ao lado. Havia lixo no chão e em sacos próximos ao fogão, calçados próximos à geladeira, além de pisos e azulejos rachados. O fiscais encontraram 50 litros de chope vencidos, 15kg de cação sem especificação de data de validade e engradados de bebidas em contato direto com o chão. Não foram apresentados à fiscalização o cartaz do Livro de Reclamações e os certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.

No mercado Zona Sul da Rua Bambina, 36, em Botafogo, os fiscais encontraram problemas estruturais nas câmaras de descongelamento, de açougue, de frutas, de congelados e da padaria. Todas estavam com piso em cimento e apresentando buracos. Lá estavam vencidos 5kg e 100g de pão ciabata.

Balanço da Fiscalização

1 – Assaí (Estrada de Jacarepaguá, 7753 – Freguesia): Piso rugoso. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

2 – Casa Show (Estrada de Jacarepaguá, 7753 – Freguesia): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

3 – Delícia Gaúcha (Estrada de Jacarepaguá, 7753 – Freguesia): Interditado. Vencidos: 50 litros de chope. Produtos sem especificação de validade: 15kg de cação. Bebidas em contato direto com o chão. Péssimas condições de higiene na cozinha: acúmulo de gordura em armários, utensílios, paredes, geladeira quebrada com acúmulo de sujeira, lixeira sem tampa ao lado de comida, lixo no chão e em sacos próximos ao fogão, calçados próximos a geladeira e pisos e azulejos rachados. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 – Eliel Cartuchos (Estrada de Jacarepaguá, 7753 – Freguesia): Ausência de preços em alguns produtos. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz informando o telefone e endereço do Procon.

5 – Karamelada (Estrada de Jacarepaguá, 7753 – Freguesia): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz informando o telefone e endereço do Procon. Ausência de preços em alguns produtos.

6 – Mega Lanches (Estrada de Jacarepaguá, 7753 – Freguesia): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de cartaz informando o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

7 – Verano Restaurante (Rua São Clemente, 104 – Botafogo): Ausência do certificado de potabilidade da água.

8 – Zona Sul (Rua Bambina, 36 – Botafogo): Problemas estruturais: as câmaras de descongelamento, de açougue, de frutas, de congelados e da padaria com piso com buraco em cimento. Vencidos: 5kg e 100g de pão ciabata.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil