Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua cinco supermercados e um restaurante na Zona Sul

12.09.2018 - 16:07
IMG-20180911-WA0024_1536779259.03.jpg

O Procon Estadual realizou uma fiscalização em restaurantes e supermercados da Zona Sul do Rio nesta terça-feira (11/09). Os fiscais vistoriaram cinco supermercados e dois restaurantes nos bairros do Catete, Flamengo e Copacabana. Seis destes locais foram autuados e 13kg e 184g de produtos descartados no total.

Nas duas filiais vistoriadas do Pão de Açúcar (Rua Pompeu Loureiro, 15 – Copacabana - e Rua Marquês de Abrantes, 165 – Flamengo) os fiscais constataram que a informação do preço exclusivo para clientes cadastrados no programa de fidelidade era exibido em tamanho maior que o preço para consumidores em geral, o que pode induzir os clientes em erro. Além disso, na filial de Copacabana estavam vencidos 1kg e 200g de cebola em conserva, 1kg de cobertura de maracujá, 1kg de carne bovina e 1kg de mistura para ovos. Também havia problemas estruturais nas câmaras frias - como piso quebrado, piso rugoso, ferrugem e mofo – e o certificado de potabilidade da água estava vencido.

O destaque dado ao preço exclusivo para clientes do programa de fidelidade do estabelecimento, podendo confundir os clientes comuns, também foi encontrado na filial dos Supermercados Zona Sul localizada na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 591. No local os fiscais não encontraram uma balança de precisão para uso dos consumidores nem o certificado do Corpo de Bombeiros.

O Supermercado Extra, que fica no Largo do Machado, 19, armazenava 2kg e 240g de pontas de frios sem especificação de validade e 2kg e 522g de azeitonas vencidas. Os fiscais constataram que algumas peças fracionadas de queijo estavam com data de validade superior ao indicado pelo fabricante e determinaram a imediata adequação dos produtos. Não havia no local os cartazes do Livro de Reclamações e o do telefone e endereço do Procon-RJ.

Não foram encontradas irregularidades no seguinte estabelecimento: Planalto do Chope (Rua Barão do Flamengo, 35 – Flamengo).

Balanço da Fiscalização:

1 – Zona Sul (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 591 – Copacabana): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Preço exclusivo para clientes fidelidade em tamanho maior que o preço para os demais consumidores. Ausência de uma balança de precisão.

2 – Catete Grill (Rua do Catete, 239 – Catete): Piso quebrado na área de preparo. Ausência de tampa e acionamento mecânico na lixeira.

3 – Extra (Largo do Machado, 19): Produtos sem especificação de validade: 2kg e 240g de pontas de frios. Vencidos: 1kg e 222g de azeitonas pretas e 1kg e 300g de azeitonas verdes. Algumas peças fracionadas de queijo estavam com data de validade superior ao indicado pelo fabricante. Foi determinada adequação. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

4 – Pão de Açúcar (Rua Pompeu Loureiro, 15 – Copacabana): Vencidos: 1kg e 200g de cebola em conserva, 1kg de cobertura de maracujá, 1kg de carne bovina, 1kg de mistura para ovos. Foram encontrados os seguintes problemas estruturais nas câmaras frias: piso quebrado, piso rugoso, ferrugem, mofo. Preço exclusivo para clientes fidelidade em tamanho maior que o preço para os demais consumidores. Ausência do certificado de potabilidade da água.

5 – Pão de Açúcar (Rua Marquês de Abrantes, 165 – Flamengo): Molho teriaki fracionado em embalagens com informações de vencimento distintas da embalagem original. Preço exclusivo para clientes fidelidade em tamanho maior que o preço para os demais consumidores. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

6 – Zona Sul (Rua Marquês de Abrantes, 181 – Flamengo): Produtos sem especificação de validade: 624g de salame italiano. Vencidos: 3kg e 760g de farinha de rosca, 462g de queijo. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Piso quebrado na câmara de congelados.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil