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Procon Estadual autua 11 agências bancárias em Laranjeiras, Leblon e Ilha

19.07.2018 - 17:02
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O Procon Estadual esteve, nesta quinta-feira (19/07), em 11 agências bancárias no Leblon, em Laranjeiras e na Ilha do Governador. Todas foram autuadas. Uma delas foi a do Itaú Personalitè da Estrada do Galeão, 2.751, Ilha do Governador, onde, entre outras irregularidades, os fiscais constataram que oatendimento é feito por ordem de chegada e não por senha numérica.

Cinco agências vistoriadas não tinham caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, entre elas a do Banco do Brasil da Avenida 20 de Janeiro, s/nº, 3º piso, Ilha do Governador, e o Itaú da Avenida Ataulfo de Paiva, 650, Leblon. Nesta última havia apenas 12 assentos preferenciais, quando a legislação determina um mínimo de 15. Desde o início da semana, o Procon Estadual já autuou 45 agências bancárias na cidade do Rio.

Fiscais retornam a oito estabelecimentos

Nestas quarta e quinta-feiras (18 e 19/07), os fiscais do Procon Estadual retornaram a oito estabelecimentos nos quais haviam sido encontradas irregularidades em operações anteriores. Seis deles ainda apresentavam problemas e foram novamente autuados. No restaurante Filé do Lira (Avenida Ataulfo de Paiva, 658-B, Leblon), por exemplo, ainda havia lixeira sem pedal na área da cozinha e pontos de ferrugem nas prateleiras das câmaras resfriada e de congelados. Foram solucionadas as irregularidades do Nam Thai (Rua Rainha Guilhermina, 95, lojas A e B, Leblon) e da Concessionária Rio Galeão (Avenida 20 de Janeiro, s/nº, prédio anexo, Ilha do Governador).

 

Balanço da operação:

Bancos:

1 - Banco do Brasil (Avenida 20 de Janeiro, s/nº, 3º piso, Ilha do Governador): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, do cartaz com o endereço e o telefone do Procon-RJ, do certificado do Corpo de Bombeiros e de bebedouro disponível para os consumidores. Não autentica pagamentos no próprio boleto.

2 - Bradesco (Avenida Ataulfo de Paiva, 983, Leblon): Não autentica pagamentos no próprio boleto.

3 - Bradesco (Estrada do Galeão, 2.721, Ilha do Governador): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Não autentica pagamentos no próprio boleto.

4 - Bradesco (Rua República Árabe da Síria, 451, Ilha do Governador): Não autentica pagamentos no próprio boleto.

5 - Bradesco (Rua José Linhares, 244, Leblon): Não autentica pagamentos no próprio boleto.

6 - Caixa Econômica Federal (Rua das Laranjeiras, 43, lojas 1, 2, 15 e 19, Laranjeiras): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

7 - Caixa Econômica Federal (Estrada do Galeão, 2.821, Ilha do Governador): Ausência de banheiro disponível aos clientes. Não autentica pagamentos no próprio boleto.

8 - Itaú (Avenida Ataulfo de Paiva, 650, Leblon): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Havia apenas 12 assentos preferenciais, quando a legislação determina um mínimo de 15. Não autentica pagamentos no próprio boleto.

9 - Itaú Personalitè (Estrada do Galeão, 2.751, Ilha do Governador): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais, do certificado do Corpo de Bombeiros e do cartaz informando o endereço e o telefone do Procon-RJ. Cartaz informando sobre a Lei Municipal 5.254/2011 incompleto. O atendimento é feito por ordem de chegada e não por senha. Não autentica pagamentos no próprio boleto.

10 - Santander (Estrada do Galeão, 2.787, Ilha do Governador): Ausências de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais e do cartaz informando sobre os tempos máximos de espera para atendimento previstos pela Lei Municipal 5.254/2011. Falta de acessibilidade nos caixas, que ficam no segundo andar. Não autentica pagamentos no próprio boleto.

11 - Santander (Avenida Ataulfo de Paiva, 980, lojas A e B, Leblon): Ausência de caixa eletrônico adaptado para portadores de necessidades especiais. Não autentica pagamentos no próprio boleto.

Retornos:

1 - Filé do Lira (Avenida Ataulfo de Paiva, 658-B, Leblon): Irregularidades não solucionadas: lixeira sem pedal na área da cozinha e pontos de ferrugem nas prateleiras das câmaras resfriada e de congelados.

2 - Pap'açorda (Rua General Urquiza, 117, Leblon): Porta da antecâmara do primeiro andar com batente de madeira. Porta da câmara do primeiro andar com batente de madeira, pontos com mofo e ferrugem. Porta da câmara do segundo andar apresentando pontos de ferrugem e sem borracha de vedação na parte de baixo. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

3 - Padaria Tropical (Estrada da Água Grande, 1.148, Vista Alegre): Irregularidades não corrigidas: ausência dos certificados do Corpo de Bombeiros, de dedetização e de potabilidade da água, botijão de gás engatado em fogão dentro do estabelecimento (os fiscais determinaram a retirada imediata do botijão), lixeira sem pedal, piso quebrado e equipamento enferrujado na área da cozinha, prateleiras na área de estoque com pontos de ferrugem, sacos de farinha em contato direto com o chão e ausência de tela de proteção na porta que liga a cozinha à área externa.

4 - Padaria Seves (Rua Rio da Prata, 544, Bangu): Algumas irregularidades não foram corrigidas: piso quebrado na área da cozinha, fiação exposta na área da cozinha e na parte interna da câmara resfriada, ausência do certificado do Corpo de Bombeiros, botijão de gás engatado e em uso (os fiscais determinaram a retirada imediata do botijão). Por precaução, o bico foi interditado. Foram identificados novos problemas estruturais: bancada de manipulação da cozinha com rachaduras e placas de metal com ferrugem.

5 - Arte do Sabor (Estrada do Portela, 184-A, Madureira): Irregularidades não corrigidas: ausência do cartaz informando sobre a oferta gratuita de água potável aos clientes e foi encontrado na cozinha um botijão de gás engatado. O bico foi interditado.

6 - Padaria Francesinha de Padre Miguel (Estrada de Realengo, 462, loja A, Padre Miguel): A irregularidade do piso quebrado na área da cozinha não foi corrigida e foi constatada uma nova: bancada de mármore da área da cozinha com rachaduras e fissuras.

7 - Nam Thai (Rua Rainha Guilhermina, 95, lojas A e B, Leblon): Irregularidades solucionadas.

8 - Concessionária Rio Galeão (Avenida 20 de Janeiro, s/nº, prédio anexo, Ilha do Governador): Irregularidades solucionadas.
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