Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 61 pizzarias e restaurantes de comida japonesa

16.07.2018 - 13:08
site_1531757313.92.jpg

O Procon Estadual realizou, entre os dias 9 e 13 deste mês, ações de uma operação que tem o objetivo de fiscalizar pizzarias e restaurantes de comida japonesa. Dos 71 estabelecimentos vistoriados nas zonas Norte, Sul e Oeste da cidade do Rio, 61 foram autuados. Os fiscais descartaram 101kg e 772g de alimentos impróprios para o consumo.

No Appetito Pizza e Grill (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 1.175), os fiscais encontraram baratas vivas e mortas na cozinha. Já no Matsuda (Rua Visconde de Ouro Preto, 5 – Botafogo), além de também haver baratas, foram encontrados vários problemas estruturais e um armário de roupa dos funcionários dentro da cozinha, o que levou à interdição de parte da cozinha.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos:Koni Store (Rua Voluntários da Pátria, 239, Botafogo), Manekineko (Rua Voluntários da Pátria, 446, Humaitá), Kimura (Rua Gonzaga Bastos, 56, Tijuca), Manekineko (Avenida Ayrton Senna, 2.150, Barra da Tijuca), Sushimar (Avenida Sernambetiba, 2.860, loja 6, Barra da Tijuca),Domino's (Rua Marquês de Abrantes, 205, Flamengo), Parmê (Rua Campos Sales, 85, 87 e 95, Tijuca),Botequim do Japa (Rua Xavier da Silveira, 15 – Copacabana), Koni (Rua Farme de Amoedo, 75 – Ipanema) e Sushi Leblon (Rua Dias Ferreira, 295 – Leblon).

Balanço da operação:

Segunda-feira (09/07):

1 – Yosuki Sushi House (Rua Farme de Amoedo, 102 – Ipanema): Ferrugem no portal da câmara, problema na vedação da porta, infiltração no teto da cozinha.

2 – Appetito Pizza e Grill (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1.175 – Copacabana): Vencidos: 1kg e 700g de almôndegas cozidas. Sem especificação de validade: 1kg e 400g de farinha de trigo para quibe, 800g de batata desidratada, 900g de nuggets. Mal armazenados: 3kg e 700g de farinha de trigo, 1kg e 100g de canela, 900g de pimenta do reino, 500g de fermento biológico, 3kg e 700g de uvas passas. Reforço imediato da dedetização. Prateleiras enferrujadas no estoque seco, ladrilhos quebrados, ralos não sifonados e sem tela de proteção, grade de ventilação da câmara frigorifica enferrujada e teto com pontos de ferrugem.

3 – Bentô (Rua Aníbal de Mendonça, 55 – Ipanema): Vencidos: 370g de shitake. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz informando a disponibilidade de agua filtrada gratuita. Ausência do cartaz do Disque 180 -violência contra a mulher.

4 – Manekineko (Rua Barão da Torre, 472 – Ipanema): Ausência do cartaz informando a disponibilidade de agua filtrada gratuita. Ausência do Livro de Reclamações.

5 – Soy (Rua Santa Clara, 33 – Ipanema): Vencidos: 330g de manteiga. Sem especificação de validade: 240g de extrato de tomate, 1kg e 240g de purê de abóbora, 300g de peixe. Ausência de certificado de potabilidade da água. Duas lixeiras sem acionamento por pedal.

6 – Ten Kai (Rua Prudente de Morais, 1.810 – Ipanema): Vencidos: 200g de língua, 300g de anchova, 380g de camarão. Ausência do Livro de Reclamações. Certificado de dedetização vencido.

7 – Toruk Sushi (Rua Inhangá, 7 – Copacabana): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Vencidos: 270g de tartar, 115g de guacamole, 460g de molho de maracujá, 450g de tofu. Sem especificação de validade: 100g de queijo, 500g de linguiça.

8 – Umê Sushi (Rua Sousa Lima, 121 – Copacabana): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Disque 180 -violência contra a mulher. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

9 – Vezpa (Rua Farme de Amoedo, 75 – Ipanema): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

10 – Azumi (Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 – Copacabana): Ralo não sifonado e sem tela de proteção, lixeira sem acionamento por pedal, piso quebrado. Sem especificação de validade: 200g de camarão, 100g de manteiga, 150g de mistura de nabo com pimenta, 500g de atum. Ausência do cartaz do Disque 180 -violência contra a mulher. Ausência do cartaz do telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz informando a disponibilidade de agua filtrada gratuita. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz da proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Terça-feira (10/07):

1 – Domino´s (Av. Bartolomeu Mitre, 618 – Leblon): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.

2 – Restaurante Farani (Rua Barão de Itambi, 69 – Botafogo): Piso quebrado com rachaduras, tampa do freezer quebrada. Vencido: 720g de palmito. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon.

3 – Fazendola (Rua dos Jangadeiros, 14 – Ipanema): Vencidos: 900g de queijo muçarela de búfala. Sem especificação de validade: 800g de frios, 1kg e 700g de linguiça com provolone, 450g de calabresa.

4 – Grande Muralha (Praia de Botafogo, 400 – Botafogo): Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água.

5 – Koni Store (Praia de Botafogo, 400 – Botafogo): Piso quebrado, chão da câmara resfriada com pontos de ferrugem. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

6 – Kotobuki (Praia de Botafogo, 400 – Botafogo): Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de cartaz com endereço e telefone do Procon. Ralo aberto, piso com rachaduras, lixeiras com pedal de acionamento quebrado, tampa do freezer horizontal descascada e com ferrugem, geladeira com a base interna enferrujada. Vencidos: 3kg e 600g de cream cheese, 700g de morango, 1kg de feijão.

7 – La Veronese (Rua Visconde de Pirajá, 29 – Ipanema): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

8 – Matsuda (Rua Visconde de Ouro Preto, 5 – Botafogo): Problemas estruturais: piso quebrado, ralo sem tela, prateleiras de madeira, sujas e com suporte enferrujado, lixeira com pedal quebrado, lixeira sem tampa, freezers enferrujados, ladrilho da parede quebrado, armário de roupa dos funcionários localizado na cozinha. A geladeira de hortifrúti ficou interditada por excesso de ferrugem, fiação exposta e borracha da porta solta. A área de lavagem e manipulação de alimentos também ficou interditada devido a buracos no teto e paredes, fiação exposta, tubo de ventilação quebrado e enferrujado e presença de baratas no local. Ficou determinado o reforço na dedetização.Ausência de cartaz informando a disponibilidade de água filtrada e gratuita.Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de potabilidade da água. Alimentos mal armazenados se sem especificação de validade: 2kg de peito de frango, 550g de massa para tortas, 440g de camarão.

9 – Miako (Rua Farani, 20 – Botafogo): Lixeiras sem tampa e com pedal quebrado, ralos não sifonados e sem tela de proteção, piso quebrado. Sem especificação de validade: 250g de camarão, 500g de atum, 150g de conserva de bambu.

10 – Nori (Av. Afranio de Melo Franco, 290 – Leblon): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – Onopoke Hawaiian Food (Rua Visconde de Pirajá, 630 – Ipanema): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de certificado de potabilidade da água. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de preços em produtos à venda no caixa. Ausência de cartaz informando a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

12 – Origami (Rua Rita Ludolf, 87 – Leblon): Ausência de cartaz informando a disponibilidade de água filtrada e gratuita.Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

13 – Pizza Express (Rua dos Jangadeiros, 28 – Ipanema): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

14 – Pizzaria Guanabara (Av. Ataulfo de Paiva, 1.228 – Leblon): Sem especificação de validade: 1kg e 500g de muçarela. Ausência de certificado de potabilidade da água. Lixeiras sem pedal, ralos sem tela, goteira na área da cozinha e geladeira da copa com mofo.

15 – Veda Pizza Sushi Bar (Rua Visconde de Pirajá, 111 – Ipanema): Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.Ausência de Alvará de funcionamento.

16 – Vezpa (Av. Ataulfo de Paiva, 1.228 – Leblon): Vencido: 21 litros de chope.

17 – Via 44 (Rua Visconde de Pirajá, 44 – Ipanema): Piso quebrado, parede com revestimento quebrado, lixeira sem pedal. Sem especificação de validade: 220g de queijo, 160g de aliche, 500g de requeijão, 100g de pão de queijo, 340g de leite condensado. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.Ausência de certificado de potabilidade da água.Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações.

Quarta-feira (11/07):

1 - Armazém do Chopp (Rua Marquês de Abrantes, 66, Flamengo): Ralo não sifonado e lixeira sem pedal. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. O certificado do Corpo de Bombeiros estabelece que o local não pode usar botijões de gás. Mesmo assim, havia dois botijões de 45kg engatados. Dessa maneira, foi determinada a retirada dos botijões e interditada a manivela de abertura e fechamento do gás até que o estabelecimento apresente uma autorização para o uso do gás.

2 - Broz (Rua Marquês de Abrantes, 216, Flamengo): Piso rachado na cozinha e piso da copa próximo ao ralo quebrado. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

3 - Mister Pizza (Rua Senador Vergueiro, 177, Flamengo): 395g de presunto fatiado vencido. 1kg e 800g de presunto sem especificação da validade. Alvará de funcionamento vencido em 7 de novembro de 2013. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 - Mitsuba (Rua São Francisco Xavier, 170, Tijuca): 3kg e 580g de filé mignon vencido. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Na cozinha, parede com revestimento quebrado, parte do teto quebrado e prateleiras enferrujadas nas geladeiras. Os fiscais deramum prazo de 15 dias para os reparos.

5 - Pizza da Praça (Rua Afonso Pena, 66, Tijuca): Produtos sem especificação da validade: 900g de palmito, 600g de champignon e 300g de tomate seco. Ausência do cartaz do Disque 180 (denúncias de casos de violência contra a mulher).

6 - Pizza Grill Original (Rua Soriano de Souza, 17, Tijuca): 4kg e 800g de nozes vencidas.

7 - Pizza Grill (Rua afonso Pena, 101, Tijuca): Piso quebrado na área de cozinha. Prateleiras enferrujadas nas câmaras frigoríficas. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. Ausência do cartaz do Disque 180.

8 - Planalto do Flamengo (Rua Barão do Flamengo, 35, loja 5, Flamengo): Piso da copa quebrado. Ralos não sifonados. Freezer com ferrugem. Vão entre o rejunte acumulando água e sujeira. Cozinha em más condições de higiene e utensílios com excesso de gordura. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

9 - Samurai San (Rua Barão do Flamengo, 35, Flamengo): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência dos certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros. Lixeira sem pedal na copa e piso quebrado na cozinha.Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. 3kg e 400g de harumaki de salmão vencido e 1kg e 100g de muçarela sem especificação da validade.

10 - Sushi Tijuca (Rua Conde de Bonfim, 10, Tijuca): Ausência dos cartazes informando que o Livro de Reclamações está disponível e o que informa a oferta gratuita de água potável para os clientes. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

Quinta-feira (12/07):

1 - Beco (Avenida das Américas, 10.300, bloco 2, loja F, parte 3, Barra da Tijuca): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de tela de proteção na porta que dá acesso às câmaras. Lixeiras sem pedal na copa e na cozinha. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

2 - Benkei (Avenida das Américas, 4.666, loja 106, Barra da Tijuca): Piso da área da cozinha com rachaduras e pequenas fissuras.Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

3 - Hamura (Avenida das Américas, 12.300, Barra da Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. 450g de pão para brioche vencido. 750g de pão para brioche sem especificação da validade. Ausências dos certificados de dedetização e de potabilidade da água, do alvará de funcionamento, do Livro de Reclamações e do cartaz do 151.

4 - Jardim do Sonho (Rua Uruguai, 262, Andaraí): Produtos vencidos: 200g de shimeji e 150g de frango. Ausência do cartaz informando a oferta gratuita de água potável aos clientes. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Fiação exposta e piso quebrado na área da cozinha.Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

5 - Aloha (Avenida Marechal Henrique Lott, 120, loja 108, Barra da Tijuca): Ralo quebrado na área da cozinha. Tela de proteção solta no sistema de exaustão da cozinha. Porta de abertura para a área externa sem tela de proteção na área de preparo de pizzas. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. Ausências do cartaz do Disque 180 (denúncias de violência contra a mulher), docartaz informando a oferta gratuita de água potável aos clientes e do certificado de potabilidade da água.

6 - Koni Store (Rua Barão de Mesquita, 314, Tijuca): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

7 - Mr. Lenha (Avenida Érico Veríssimo, 970, Barra da Tijuca): Pontos de ferrugem na geladeira de queijos. Ralos quebrados na área da cozinha. Ausência de tela de proteção em uma das janelas da cozinha.Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. 200g de azeitona verde vencida.

8 - Sakura(Rua Barão de Mesquita, 341, Tijuca): Freezer com ferrugem e tampa solta e teto descascado na cozinha.Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

9 - Sushi Carioca (Avenida Armando Lombardi, 205, loja 104, Barra da Tijuca): Pontos de ferrugem na parte interna do freezer vertical da cozinha. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. Ausências do cartaz do 180 e do que informa a oferta gratuita de água potável aos clientes. Ausências do cartaz do Livro de Reclamações e do certificado de potabilidade da água. 1kg e 960g de makimono de salmão vencido. 1kg e 100g de torta de salmão sem informação da validade. Foi encontrado um botijão de gás engatado e em uso, contrariando a determinação do certificado do Corpo de Bombeiros. Os fiscais determinaram a retirada imediata do botijão.

10 - Tsuki (Rua conde de Bonfim, 733, loja C, Tijuca): 20 litros de chope vencido engatado na chopeira na área do bar. Pisos quebrados na área da cozinha. Lixeira com pedal quebrado. Câmara frigorífica com pontos de ferrugem na porta e piso quebrado. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

11 - Vezpa (Rua Uruguai, 380, Tijuca): Ausência do certificado de potabilidade da água.

12 - Yuki (Avenida Ayrton Senna, 3.000, lojas 2019 e 2020, Barra da Tijuca): 2kg e 500g de tofu vencido. Ausência do certificado de dedetização.

13 - Kotobuki (Avenida das Américas, 7.777, lojas 311 a 314, Barra da Tijuca): Geladeira de hortifruti com o vidro quebrado e substituído por plástico. Rachaduras nos azulejos próximos ao fogão. Lixeira da copa com problema no acionamento por pedal. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

14 - Tirreno Pizzaria (Avenida Lúcio Costa, 3.400, loja J, Barra da Tijuca): Ausências dos certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros, do Livro de Reclamações e do seu respectivo cartaz, dos cartazes do Disque 180 e do que informa a oferta gratuita de água potável aos clientes. Na copa, geladeira com as prateleiras enferrujadas. Na cozinha, três freezers horizontais com ferrugem e acúmulo de sujeira, balcão da despensa enferrujada, geladeira com ferrugem nas prateleiras e na área externa e acúmulo de sujeira, estante com ferrugem nas prateleiras, azulejos quebrados, ausência de tela de proteção no exaustor e nas janelas, pontos de ferrugem na parte interna de duas geladeiras verticais e ausência de toalha de papel na área de manipulação de alimentos. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. Produtos vencidos: 5kg e 500g de acém, 1kg e 400g de pedaços de frango e 900g de arroz branco cozido. Produtos mal armazenados e sem informação da data de validade: 500g de peixe branco, 800g de linguiça calabresa, 100g de recheio de carne, 3kg e 200g de carne bovina, 1kg de preparação de linguiça ensopada, 2kg e 600g de arroz integral cozido e 4kg e 200g de farinha de rosca.

15 - Tokkuri (Avenida Afonso Arinos de Melo Franco, 222, bloco 2, loja 129, Barra da Tijuca): Produtos vencidos: 700g de molho, 340g de tofu, 412g de camarão congelado e 1kg e 700g de atum congelado.

Sexta-feira (13/07):

1 - Gambino Pizza Grill (Rua do Catete, 288, Catete): Porta e batente da porta da câmara de legumes de madeira. Freezers enferrujados na área de estoque. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. Produtos vencidos: 500g de cubos de aipim e 5kg e 200g de farofa.

2 - Max Sushi (Avenida das Américas, 15.500, loja 21, Recreio dos Bandeirantes): Ausência do certificado de potabilidade da água.

3 - Parmê (Rua do Catete, 311, Catete): Produtos vencidos: 1kg e 100g de ketchup, 800g de massa de macarrão, 100g de chocolate granulado e 1kg e 200g de panqueca de presunto. Produtos sem informação da validade: 390g de muçarela, 410g de presunto e 1kg e 325g de doce de leite. Ausências dos cartazes do Disque 180 (denúncias de casos de violência contra a mulher) e do Livro de Reclamações.

4 - Benkei (Avenida das Américas, 19.019, loja 2.040, Recreio dos Bandeirantes): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ferrugem na porta da geladeira da cozinha. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

5 - Donna Madalenna (Avenida Roberval Cordeiro de Farias, 380,Recreio dos Bandeirantes): Lixeira sem acionamento por pedal na área do balcão.

6 - I Piatti (Rua Visconde de Caravelas, 71, Botafogo): 300g de cogumelos vencidos. Produtos sem especificação da validade: 2kg de recheio de camarão e 1kg e 400g de cogumelos. Ralos sem tela de proteção e não sifonados na área da cozinha. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos.

7 - Koni Store (Avenida das Américas, 19.019, loja 203-B, Recreio dos Bandeirantes): Na área da cozinha, recipientes de água, mate e cerveja estavam em contato direto com o chão, sem o uso de pallets. Ausências do alvará de funcionamento, do Livro de Reclamações e do certificado do Corpo de Bombeiros.

8 - Pizza Hut (Avenida das Américas, 15.000, Recreio dos Bandeirantes): Produtos sem especificação da validade: 1kg de 770g de muçarela ralada, 250g de molho de azeite, 560g de massa de pizza, 680g de frango temperado e 250g de gordura líquida. Ausência do cartaz do Disque 180.

9 - Sushi Rio (Rua Lauro Muller, 116, loja 401, parte D95, Botafogo): Na cozinha, ralos sem tela de proteção e prateleiras da geladeira enferrujadas. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para os reparos. Ausências dos certificados de potabilidade da água e do Corpo de Bombeiros.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil