Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 64 de 77 estabelecimentos em praças da cidade

09.07.2018 - 11:14
20180705_140127edt2_1531145650.76.jpg

O Procon Estadual realizou as primeiras ações da Operação A Praça é do Povo nesta semana, na terça, quarta e quinta-feira (03, 04 e 05/07). O objetivo é vistoriar estabelecimentos ao redor de praças famosas como ponto de encontro. Na terça-feira (03/07) os fiscais vistoriaram 26 estabelecimentos no Largo do Machado; na Praça General Osório, em Ipanema; e na Praça Nelson Mandela, em Botafogo. Já na quarta-feira (04/07) foram 21 locais fiscalizados nas praças Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Edmundo Rego, no Grajaú. Hoje, quinta-feira (05/07), os fiscais vistoriaram 30 lojas das praças Saiqui, no Valqueire, e Largo do Pechincha, em Jacarepaguá. Dos 77 fiscalizados, 64 foram autuados e foram descartados 28kg e 31g de alimentos impróprios ao consumo e 85 litros de chope vencido.

Somente na Adega Portugalia (Largo do Machado, 30) os fiscais descartaram 76 litros de chope vencido e 10kg e 370g de alimentos preparados que estavam mal armazenados e sem especificação de data de validade.Não havia no local os certificados de aprovação do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água, além dos cartazes do Disque 180, do Livro de Reclamaçõese dos cartazes com o telefone e endereço do Procon Estadual e o que informa sobre a proibição da venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos. Entre os problemas estruturais, havia o ralo, o piso e o revestimento do teto que estavam com fissuras e quebrados.

Outro local em que os fiscais encontraram chope vencido foi no The Boua (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo). Foram 9 litros de chope, além de cinco litros de xarope de soda. Em Ipanema, no Armazém do Café (Rua Maria Quitéria, 77), 600g de torta de brownie estavam vencidas. Além disso, não havia o cartaz que informa o fornecimento de água potável e gratuita para clientes e o cartaz do Disque 180 – do combate a violência contra a mulher. Também não havia os certificados de aprovação do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água, bem como o alvará de funcionamento.

Não apresentaram irregularidades os seguintes estabelecimentos: 5 à Sec (Rua Jangadeiros, 6 – Ipanema), Belle Deposée Galerie (Rua Jangadeiros, 14 – Ipanema), Cafofo Pub (Rua Nelson Mandela, 100 -Botafogo), Sonho dos Pés (Largo do Machado, 29 – Catete), Zona Sul (Rua Prudente de Morais, 49 – Ipanema), Bob´s (Largo do Machado, 11 – Catete), Restaurante Gran Formato (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo), Koni Store (Rua Maria Quitéria, 77– Ipanema), Polis Sucos (Rua Maria Quitéria, 70 – Ipanema),Restaurante Boca de Anjo (Praça Saiqui, 36 - Vila Valqueire), Drogaria Expressa (Praça Saiqui, 66 – Vila Valqueire), Mc Donald´s (Travessa da Brandura, 506 – Vila da Penha), Planalto do Chopp (Av. Geremário Dantas, 713 – Pechincha).

O nome da operação é uma referência aos versos "A Praça é do Povo / Como o céu é do Condor", da clássica poesia de Castro Alves, "O Povo Ao Poder".

Balanço da Operação A Praça É do Povo:

Terça-feira (03/07)

1 – Adega Portugalia (Largo do Machado, 30): Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz com proibição de venda de bebida alcoólica para menores. Produtos mal armazenados e sem especificação: 1kg e 400g de rabada cozida, 1kg e 270g de massa de macarrão cozido, 2kg e 500g de legumes cozidos, 800g de carne moída cozida, 1kg e 900g de molho de siri, 2kg e 500g de feijão fradinho. Produtos vencidos: 76 litros de chope vencido. Problemas estruturais: ralo, piso e revestimento do teto com fissuras e quebrados.

2 – Banana Jack (Rua Jangadeiros, 6 – Ipanema): Ausência do certificado de dedetização. Problemas estruturais: lixeiras sem tampa na área do bar.

3 – Big Bi Sucos (Largo do Machado, 39 – Catete): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 – Chrystal Revelação (Largo do Machado, 11 – Catete): Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações.

5 – Down Jones Market Beer (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo): Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz informando a disponibilidade de água filtrada e gratuita.

6 – Drop´s (Largo do Machado, 29 – Catete): Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

7 – Epifania (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo): Ausência de tela no ralo da cozinha, lixeira sem pedal. Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Livro de Reclamações não autenticado.

8 – Restaurante Estação Largo do Machado (Rua Bento Lisboa, 184 – Catete): Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Produtos vencidos: 500g de carré. Produto mal armazenado e sem especificação de validade: 1kg de sopa de ervilha.

9 – Galeto Liceu (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo): Ausência do certificado de dedetização. Problemas estruturais: piso quebrado e ralo não sifonado, más condições de armazenagem e higiene na cozinha, freezers sujos, acúmulo de gordura no chão e estoque seco desorganizado. Ausência de cartaz do Disque 180.

10 – Le Max (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo): Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

11 – Mercearia da Praça (Rua Jangadeiros, 28 – Ipanema): Produto vencido: 2kg e 296g de pernil congelado. Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Problemas estruturais: piso quebrado, fiação exposta, azulejo quebrado, lixeiras com pedal quebrado.

12 – Cafeteria (Rua Prudente de Morais, 167 – Ipanema): Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz informando a disponibilidade de água filtrada e gratuita. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de cartaz do Disque 180.

13 – Pinheiro Tintas (Rua Teixeira de Melo, 53 – Ipanema): Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

14 – Stivali Calçados (Largo do Machado, 29 – Catete): Livro de Reclamações não autenticado. Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon.

15 – Tah Pah (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de tela no ralo da cozinha.

16 – The Boua (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo): Vencidos: 5 litros de xarope de Sprite e 9 litros de chope.

17 – Vezpa Pizzaria (Rua Bento Lisboa, 184 – Catete): Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Vencidos: 800g de massa pene. Ausência do certificado de potabilidade da água.

18 – Biscoitos de Ipanema (Rua Teixeira de Melo, 47 – Ipanema): Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Vencidos: 1kg e 400g de biscoito agua e sal, 1kg e 400g de biscoito cream cracker.

19 – Poubel (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo): Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de Certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

Quarta-feira (04/07)

1 – Lojas Americanas (Praça Edmundo Rego, 38 – Grajaú): Ausência do cartaz sobre o Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ausência de preços em produtos no interior da loja.

2 – Arlindo Coiffeur (Av. Engenheiro Richard, 160 – Grajaú): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de dedetização. Ausência do cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência da tabela com preços dos serviços.

3 –Armazém do Café (Rua Maria Quitéria, 77 – Ipanema): Ausência de cartaz que informa o fornecimento de água potável e gratuita. Ausência do cartaz do Disque 180. Produtos vencidos: 600g de torta de brownie. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água.

4 – Bradesco (Rua Visconde de Pirajá, 414 – Ipanema): Autenticação eletrônica de títulos em documento apartado. Ausência de caixa eletrônico adaptado. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Drogaria Ofertão (Av. Júlio Furtado, 108 – Grajaú): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência da lista de preços de medicamentos atualizada.

6 – Drogarias Guanabara (Praça Edmundo Rego, 06 – Grajaú): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

7 – Elle et Lui (Rua Visconde de Pirajá, 393 – Ipanema): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

8 – Ola (Praça Edmundo Rego, 38 – Grajaú): Vencidos: 1kg de salsicha, 1kg e 520g de muçarela, 2kg e 600g de presunto, 250g de pão integral. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Lixeira sem tampa e sem pedal.

9 – Osklen (Rua Maria Quitéria, 85 – Ipanema): Ausência de preços em produtos expostos à venda. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

10 – Palácio dos Papéis (Av. Julio Furtado, 108 – Grajaú): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços em produtos expostos à venda.

11 – Peteco (Av. Engenheiro Richard, 160 – Grajaú): Ausência do Alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de qualificação do profissional de banho e tosa.

12 – Redley (Rua Maria Quitéria, 99 – Ipanema): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

13 – Reserva (Rua Maria Quitéria, 77 – Ipanema): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

14 – Richard´s (Rua Maria Quitéria, 95 – Ipanema): Ausência de preços em alguns produtos expostos à venda.

15 – Sorveteria Grajaú (Av. Júlio Furtado, 81 – Grajaú): Produtos sem especificação de validade: 2kg e 900g de muçarela, 860g de presunto. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Problemas estruturais: ralos quebrados, lixeira sem tampa. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Alvará de funcionamento.16 – Sorveteria Itália (Rua Visconde de Pirajá, 395 – Ipanema): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

17 – Super Prix (Praça Edmundo Rego, 38 – Grajaú): Câmara do açougue com ralo e piso quebrados e lixeiras com pedal quebrado, câmara de congelados com batente quebrado.

18 – Urban Arts (Rua Maria Quitéria, 77 – Ipanema): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência do Livro de Reclamações.

19 – Wizard (Praça Edmundo Rego, 38 – Grajaú): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

Quinta-feira (05/07)

1 – Barbara Coiffeur (Praça Saiqui, 58 – Vila Valqueire): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Certificado de dedetização. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon. Ausência do Cartaz do Disque 180.

2 – Bob´s (Rua das Carmelitas, 735 – Vila Valqueire): Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Cartaz do Disque 180.

3 – Casa do Biscoito (Praça Rubey Wanderley, 9 – Vila da Penha): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do Certificado de dedetização. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon.

4 - Casa do Biscoito (Av. Geremário Dantas, 667 – Pechincha): Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

5 – Drogaria Pacheco (Av. Brás de Pina, 1535 – Vila da Penha): Ausência de lista de preços de medicamentos atualizada. Ausência de certificado de licença sanitária atualizada. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon.

6 - Drogaria Pacheco (Estrada do Pau Ferro, 1 – Pechincha): Preços divergentes entre gondola e caixa. Ausência de lista de preços de medicamentos atualizada.

7 – Elegance (Av. Brás de Pina, 1539 – Vila da Penha): Ausência de preços nas peças ou tabela de preços do serviço de aluguel. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

8 – Estação Mix (Av. Geremário Dantas, 669 – Pechincha): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.

9 – Expressa Hospitalar (Praça Saiqui, 42 – Vila Valqueire): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon.

10 – Fest Sabor (Praça Rubey Wanderley, 3 – Vila da Penha): Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon. Ausência do Cartaz do Disque 180.Ausência de cartaz que informa o fornecimento de água potável e gratuita.Ausência de certificado de potabilidade da água.

11 – Mega in Mega (Av. Geremário Dantas, 691 – Pechincha): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

12 – Mega Mate (Av. Geremário Dantas, 667 – Pechincha): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

13 – Ortobom (Estrada do Pau Ferro, 9 – Pechincha): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

14 – Overblack (Estrada do Pau Ferro, 18 – Pechincha): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

15 – Papelaria e Bazar Dayse (Praça Rubey Wanderley, 3 – Vila da Penha): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

16 – SNC (Praça Saiqui, 42 – Vila Valqueire): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

17 – Stilo Arte (Praça Saiqui, 40 – Vila Valqueire): Ausência de preços em produtos. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Cartaz do Disque 180. Ausência do Certificado de dedetização.

18 – Torta Mania (Praça Saiqui, 40 – Vila Valqueire): Problemas estruturais: pisos quebrados e pontos de ferrugem no batente da porta da câmara resfriada. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

19 – Velas Arco Íris (Praça Rubey Wanderley, 9 – Vila da Penha): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon.

20 – Rede Bazar Mais (Av. Brás de Pina, 1539 – Vila da Penha): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon. Ausência de cartaz do Livro de Reclamações.

21 – Asa Rio Valqueire (Rua das Camélias, 671 – Vila Valqueire): Vencidos: 535g de castanha de caju. Problemas estruturais: pisos quebrados, ralos não sifonados e sem tela de proteção. Ausência de certificado de potabilidade da água.22 – Luz e Forma (Travessa Brandura, 527 – Vila da Penha): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

23 – Utilicasa (Travessa da Amizade, 157 – Vila da Penha): Ausência de preços em produtos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

24 – Sabor do Brasil (Rua das Camélias, 671 – Vila Valqueire): Ausência do cartaz que informa o telefone e o endereço do Procon. Ausência do Cartaz do Disque 180.Ausência de cartaz que informa o fornecimento de água potável e gratuita.Problemas estruturais: janela da cozinha sem tela de proteção, paredes com revestimentos quebrados. Havia dois botijões em uso e dois em estoque contrariando o laudo de exigências do Corpo de Bombeiros.

25 – Demas e Divas (Rua das Rosas, 126 – Vila Valqueire): Problemas estruturais: pisos quebrados e piso rugoso.

26 – Subway (Rua São João Gualberto, 14 – Vila da Penha): Problemas estruturais: pisos e ralos quebrados, lixeiras com pedal quebrado. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Cartaz do Disque 180. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Certificado de dedetização.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil