Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 12 creches nas Zonas Norte e Oeste do Rio

23.05.2018 - 16:45
20180523_104649edtedt_1527104722.63.jpg

O Procon Estadual realizou nesta quarta-feira (23/05) mais uma etapa da Operação Heidi, que tem o objetivo de vistoriar creches e casas de repouso. Na ação de hoje foram vistoriados 12 estabelecimentos nos bairros da Zona Norte (Brás de Pina e Vila da Penha) e Zona Oeste (Bangu).

Em Bangu, a Creche Escola Rei Leão (Rua Cairo, 376) foi autuada pela ausência de alvará de funcionamento e dos certificados de aprovação do Corpo de Bombeiros, de dedetização e de potabilidade da água. Apesar de haver três crianças de até um ano matriculadas,há apenas dois berços no estabelecimento, contrariando a legislação que prevê berços individuais. Não havia divisória separando a cozinha da área de circulação e banheiro, nem tela na janela da cozinha para proteção contra insetos. Além disso, não havia Livro de Reclamações e cartaz com o telefone e endereço do Procon Estadual.

Em Vila da Penha, a Creche Escola Referência (Av. Meriti, 1359) não apresentou alvará de funcionamento, nem os certificados de dedetização e de potabilidade da água. Também estavam ausentes o Livro de Reclamações e o cartaz com o telefone e endereço do Procon Estadual.

O nome da operação é uma referência ao clássico da literatura infanto-juvenil “Heidi”, escrito no século XIX pela autora suíça Johanna Spyri. A obra foi adaptada inúmeras vezes para cinema, teatro, TV, quadrinhos e animação.Elanarra as aventuras da jovem órfã Heidi, que, após a morte prematura de seus pais, acaba indo viver com seu avô carrancudo nos Alpes Suíços. Aos poucos ela vai quebrando a dureza no coração do velho ermitão.

Balanço da Operação Heidi

1 - Santa Marta Baby Prime (Av. Brás de Pina, 2035 – Brás de Pina): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

2 – Instituto Nacional Elyon (Av. Ministro Ary Franco, 686 – Bangu): Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de Livro de Reclamações. Problemas estruturais: fiação exposta na área externa do parquinho na parte superior da parede, próximo à entrada do ar condicionado.

3 – Espaço Criare (Av. Brás de Pina, 1558 – Brás de Pina): Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de tela de proteção contra entrada de vetores na cozinha.

4 – Creche Escola Euclides da Cunha (Rua da Coragem, 341 – Vila da Penha): Ausência de Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água.

5 – Centro Educacional Orion (Rua Coronel Corte Real, 83 – Bangu): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

6 – Peixinho Sabido (Av. Brás de Pina, 1675 – Brás de Pina): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.

7 – Creche Escola Referência (Av. Meriti, 1359 – Vila da Penha): Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de Livro de Reclamações. Ausência do Alvará de Funcionamento. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água.

8 – Creche Escola Rei Leão (Rua Cairo, 376 – Bangu): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Problemas estruturais: ausência de divisória que separa a cozinha da área de circulação e banheiro, ausência de tela na janela da cozinha para proteção contra vetores. No berçário, há dois berços com três crianças de até um ano matriculadas, contrariando a legislação que prevê berços individuais.

9 – Ser Baby (Av. Meriti, 2020 – Vila da Penha): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de rampa na entrada da creche impedindo acessibilidade a cadeirantes e carrinhos de bebê.

10 – Centro Educacional Silvestre (Rua Ceres, 701 – Bangu): Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

11 – Jardim Escola Simonin (Rua Estampadores, 306 – Bangu): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água.

12 – Centro Educacional Sonho Azul (Rua Bangu, 76 – Bangu): Ausência de Alvará de funcionamento. Ausência de certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do Código de Defesa do Consumidor. Ausência do Livro de Reclamações.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil