Governo do Estado do Rio de Janeiro
 
Para DENÚNCIAS e ORIENTAÇÕES ligue para 151 e o horário de funcionamento é de segunda à sexta de 09:00 às 17:00.

EDUCAÇÃO
PARA O CONSUMO

Saiba o que determina o Código de Defesa do Consumidor e aprenda a usar os seus direitos.
ENTENDA MAIS

Veja como o PROCON orienta de maneira simples e clara o consumidor, antes de realizar as compras ou adquirir serviços.
VER DICAS

Conheça o Código de Defesa do Consumidor (Português, English, Español).
MAIS INFORMAÇÕES

NOTÍCIAS

Procon Estadual autua 18 barbearias e hamburguerias no Rio e em Niterói

17.05.2018 - 16:59
20180517_105103edt2_1526587147.48.jpg

O Procon Estadual realizou nova ação da Operação Shrek nesta quinta-feira (17/05). Os fiscais vistoriaram 18 estabelecimentos entre barbearias e hamburguerias na Zona Oeste do Rio e em Niterói. Todas foram autuadas hoje. Os fiscais descartaram 15 kg de alimentos, 6 litros e 500ml de chope e 20 garrafas de cervejas, todos impróprios ao consumo.

Em Niterói, as duas hamburguerias autuadas armazenavam produtos impróprios ao consumo. Na Racing Burgers (Rua Visconde de Sepetiba, 802) estavam, sem especificação de prazo de validade, 540g de molho cheddar, 340g de tomate seco e 400g de champignon.Já na Tchê Hamburgueria (Av. Almirante Tamandaré, s/n) os fiscais encontraram vencidos 1kg de pão de forma, além de cerca de 6kg de produtos sem especificação de validade. Nela também foi constatado piso quebrado, geladeiras com ferrugem e ausência de certificado de potabilidade da água.

Na Barra da Tijuca, a Barbudos Barbearia (Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222), além de não apresentar documentos e cartazes de exibição obrigatória, estava comercializando 6 litros e 500ml de chope vencidos. Na hamburgueria Hare Burger (Av. Lucio Costa, 1976) estavam vencidas 20 garrafas de cerveja. Das 18 lojas autuadas, 15 não apresentaram o certificadode aprovação do Corpo de Bombeiros e sete delas não possuíam alvará de funcionamento.

Outras ações da Operação Shrek

Aprimeira ação da Operação Shrek ocorreu nesta segunda-feira(14/05), na Zona Sul, e das 17 lojas verificadas, apenas duas não apresentaram irregularidades. Ontem, quarta-feira(16/05), os fiscais estiveram na região da Tijuca onde 12 estabelecimentos foram vistoriados e, destes, 11 foram autuados -10 barbearias e um restaurante.

A ação de ontem autuou as filiais da Barbearia do Zé (Rua Antônio Basílio, 95) e Club Men Salon (Rua Conde de Bonfim, 722), ambas na Tijuca, por armazenar cerveja vencida. Na primeira os fiscais descartaram 50 litros de chope vencido em um barril que estava no uso. Na segunda havia 46 garrafas de cerveja vencidas em estoque. Além disso, ambas não exibiam preços nos produtos expostos à venda e não apresentaram o certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

Já a ação de segunda-feira, foram autuadas duas filiais da D.O.N. Barber Beer, uma no Leblon (Rua Carlos Gois, 234) e outra em Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 177). Na primeira, os fiscais encontraram 18 garrafas de cervejas vencidas, além da ausência de documentos, como os certificados de potabilidade da água, de dedetização e do Corpo de Bombeiros. Já na filial de Ipanema, uma garrafa de cerveja estava vencida, além de outras irregularidades.

Balanço da Operação Shrek de hoje

1 – Barber House (Estrada dos Três Rios, 1097 - Jacarepaguá):Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de preço nos produtos expostos à venda.Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher.

2 – Racing Burgers (Rua Visconde de Sepetiba, 802 - Niterói): Produtos sem especificação de validade: 540g de molho cheddar, 340g de tomate seco e 400g de champignon.Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de dedetização.

3 – Tchê Hamburgueria (Av. Almirante Tamandaré, s/n – Piratininga): Vencidos:1kg de pão de forma. Sem especificação de validade: 790g de ervilha, 570g de frango desfiado, 350g de milho, 1kg e 200g de alcaparras, 1kg e 400g de cheddar, 340g de tomate, 300g d carne moída, 1kg e 300g de molho de camarão. Problemas estruturais: piso quebrado, geladeiras com ferrugem. Ausência de certificado de potabilidade da água.

4 – Oficina da Barba (Rua Tirol, 105 – Freguesia): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preço nos produtos expostos à venda.Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher.

5 – Barber Shop (Rua Visconde de Sepetiba, 330 – Niterói): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de dedetização.Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

6 – Brutu´s Barber Shop (Rua Deputado Jose Rocha Ribas, 111 – Barra da Tijuca): Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher. Ausência de preço nos produtos expostos à venda.Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.

7 – Empório Barber (Rua Comandante Rubens Silva, 292 – Freguesia): Ausência de preços em cerveja. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água.

8 – DON R (Rua Coronel Gomes Machado, 173): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização.

9 – Empório Barber (Rua Lobo Saraiva, 154 – Tanque): Ausência de preço nos produtos expostos à venda.Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

10 – Barbearia de Primeira (Av das Américas, 6700 – Barra da Tijuca): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização.

11 – Brothers Bar-Bearia (R. Gavião Peixoto, 92 - 109 – Niterói): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização.12 – Barbearia Carioca (Estrada dos Três Rios, 90 – Freguesia): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preço nos produtos expostos à venda.Ausência de certificado de potabilidade da água.

13 – Barbudos Barbearia (Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222): Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização.Ausência de alvará de funcionamento. Vencidos: 6litros e 500ml de chope.

14 – Barbearia Recanto do Guerreiro (Av. Geremário Dantas, 526 - Tanque): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher.

15 – Hare Burger (Av. Lucio Costa, 1976 – Barra da Tijuca): Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher. Vencidos: 20 garrafas de cerveja.

16 – DON Barber Beer (Av. Olegário Maciel, 519 – Barra da Tijuca): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher.

17 – Barbearia Navalha de Ouro (Avenida Marechal Henrique Lott, 120 – Barra da Tijuca): Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz do Disque 180 – combate a violência contra a mulher. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de alvará de funcionamento. Ausência do Código de Defesa do Consumidor.

18 - Barber Shop (Estrada Caetano Monteiro, 1650 - Niterói): Ausência de certificado de dedetização. Ausência de preço nos produtos expostos à venda.

Balanço da Operação Shrek (16/05)

1 – Barbearia do Zé (Rua Antônio Basílio, 95 - Tijuca): Ausência de preço nos produtos expostos à venda. Vencidos: 50 litros de chope. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

2 – Barbearia Tijuca (Rua Barão de Mesquita, 141 - Tijuca): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

3 – Papo de Homem (Rua Barão de Mesquita, 314 - Tijuca): Ausência de preço nos produtos expostos à venda. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

4 – Club Men Salon (Rua Conde de Bonfim, 722 - Tijuca): Vencidos: 46 garrafas de cerveja. Ausência de preço nos produtos expostos à venda. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

5 - Barbieri Famiglia Pugliese (Av. Maracanã, 7 - Tijuca): Ausência de preço nos produtos expostos à venda. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização.

6 – Barba Carioca (Rua do Matoso, 125 – Praça da Bandeira): Ausência de preço nos produtos expostos à venda. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

7 – A Barbearia (Rua Conde de Bonfim, 255 - Tijuca): Ausência de preço nos produtos expostos à venda. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

8 – Hortelã, Saúde e Boemia (Av. 28 de Setembro, 54 – Vila Isabel):Ausência de certificado de potabilidade da água. Problemas estruturais: ralos não sifonados e sem tela de proteção.

9 – Vila Retrô Barbearia (Praça Barão de Drumond, 5 – Vila Isabel): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de preço nos produtos expostos à venda. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon.

10 – Barbearia Sr. Bigode (Rua Henry Ford, 220 – Tijuca): Ausência de preço nos produtos expostos à venda. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

11 – DON Maestro Barber Shop (Rua General Roca, 913 -Tijuca): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz com telefone e endereço do Procon. Ausência de cartaz que informa que é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ausência de preço nos produtos expostos à venda.

Balanço da Operação Shrek (14/05)

1 - Mustache Barbearia (Rua Ministro Viveiros de Castro, 163 – Copacabana): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de preços expostos em alguns produtos.

2 – DON Barber Beer (Rua Carlos Gois, 234 – Leblon): Vencidos: 18 garrafas de cervejas. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Livro de Reclamações não autenticado. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon. Ausência do cartaz que informa é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

3 – Mr. Hair Club (Rua Djalma Urich, 163 – Copacabana): Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência de preços expostos em alguns produtos. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

4 – Barbearia Carioca (Rua General Venâncio Flores, 300 – Leblon): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização. Ausência do Livro de Reclamações e do cartaz. Ausência do cartaz com o telefone e endereço do Procon.

5 – Barbearia do Zé (Rua Paulino Fernandes, 29 – Botafogo): Ausência de preços expostos em alguns produtos. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do Livro de Reclamações.

6 –Barbearia do Zé (Rua Bolívar, 80 – Copacabana): Vencidas: 2 garrafas de cerveja.

7 – T.T. Burger (Av. Ataulfo de Paiva, 1240 – Leblon): Ausência do cartaz Disque 180 – combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz que informa é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ausência do Livro de Reclamações.8 – Santana (Rua General Polidoro, 168 – Botafogo): Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações.

9 – Madero (Av. Ataulfo de Paiva, 270 – Leblon): Ausência de certificado de dedetização.

10 – DON Barber Beer (Rua Visconde de Pirajá, 177 – Ipanema): Ausência de certificado de dedetização. Vencidos: 1 garrafa de cerveja. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz que informa é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

11 – B de Burger (Rua Teixeira de Melo, 21 – Ipanema): Vencidos: 61 garrafas de cerveja. Ausência de Alvará de funcionamento.

12 – Barbearia du Bronca (Rua Figueiredo de Magalhães, 531 – Copacabana): Ausência de preços expostos em alguns produtos.

13 – Barber House (Rua Barata Ribeiro, 194 – Copacabana): Ausência de preços expostos em alguns produtos. Livro de Reclamações não autenticado.

14 – Le Max (Rua Nelson Mandela, 100 – Botafogo): Vencidos: 15 litros de chope em barril. Ausência do cartaz Disque 180 – combate à violência contra a mulher. Ausência do cartaz de fornecimento de água potável gratuita. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.

15 – Fry´s (Rua Professor Álvaro Rodrigues, 176 – Botafogo): Produtos sem especificação quanto a data de validade e armazenados contra indicação do fabricante: 1kg e 500g de pepino em conserva, 1kg de shitake fatiado. Vencidos: 10 litros de guaraná, 1kg e 200g de maionese, 14kg de bacon.
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil